Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Falar em línguas é a única evidência do Batismo no Espírito Santo ?


Ponto interessante da doutrina pentecostal é o falar em línguas estranhas como única evidência do Batismo no Espírito Santo.
É comum se ouvir "Não fala em línguas, então não é batizado no Espírito Santo", mas isso é um grande engano, assim como tantos outros, fruto da falta de observância na Bíblia Sagrada.

  • Primeiramente o que é o falar em línguas?

É um dos dons do Espírito Santo, dado aos cristãos. (estarei postando um outro texto, onde explico as duas formas de manifestação do dom de línguas, aqui restrinjo-me ao de línguas estranhas)

"E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas." (I Co 12:10)

Só esse versículo já seria suficiente para sustentar que falar em línguas não é evidência única do batismo no Espírito Santo, pois aqu diz a uns é dado e não a todos é dado.
Mas continuemos.

Alguém pode negar que Jesus Cristo foi batizado no Espírito Santo?


E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. (Lucas 3 : 22)

Desafio alguém mostrar-me na Bíblia uma evidência que Jesus falava "língua estranha".

Estevão, certamente foi batizado pelo Espírito Santo, mas também não a relato que falava em línguas.

Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; (At 7:55)

  • É falar em línguas o maior dos Dons?
A Bíblia responde:

SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. (ICo 14:1-5)

O que seria correto afirmar é que falar em línguas é uma evidência do batismo no Espírito Santo, haja vista que é uma manifestação externa do Espírito.
O que é incorreto afirmar é que só o falar em línguas é evidência de Batismo no Espírito Santo.

  • Qual a maior evidência de Batismo no Espírito Santo?
Uma manifestação externa e comum a todos os que são batizados no Espírito Santo é a intrepidez.


Jesus Cristo
Observe que depois que Jesus foi batizado no Espírito Santo foi ao deserto e depois do período de jejum, foi tentado por Satanás e não temeu.
Da mesma sorte por duas vezes purificou o Templo, enfrentando os "comerciantes", que lá estavam.
Falou de maneira dura com os Fariseus, sem temer represália.


Estevão
Sendo acusado, sendo margeado pela morte, não temeu falar aos homens, não negou a Cristo e quando a morte o alcançou estava pleno no Espírito Santo. (conf. At 7)


Pedro
Pedro sempre foi audacioso, mas frente ao perigo temeu, e negou a Cristo por três vezes, mas depois que o Espírito Santo o batizou, discursou corajosamente e disso resultou cerca três mil conversões, reputou sofrer na carne e ser morto como Cristo, em uma cruz. Não amou sua vida mais que a de Cristo.(conf. At4)


Paulo
Paulo que cheio do Espírito Santo falou a Reis, a Filósofos, a Doutores e a toda sorte de homens.Afirmou que viver é lucro e morrer é Cristo.Homem destemido, dirigido por Cristo.


E na história do Cristianismo temos conhecimento de tantos outros grandes homens que não temeram a morte e pregaram o evangelho até o fim, a exemplo John Hus (sacerdote católico) que foi queimado pela Igreja Católica, Willian Carey (Pastor Batista) que enfrentou a vida na Índia por Cristo.


  • Testemunho Pessoal


Fui Batizado no Espírito Santo e agraciado com o dom de Línguas estranhas, por isso deixo claro que não tenho absolutamente nada contra a nenhum dos dons do Espírito Santo.
Também conheço irmãos (as) que são batizados no Espírito Santo, Deus usa muito na profecia, na cura e no ensino e no entanto não falam em línguas.


Em suma, eu conheci pessoas que se sentem inferiorizadas e de fato são tratadas com uma certa restrição por não terem o "dom de Línguas", oro para que possamos vencer nossos preconceitos e parar de agir pelo senso comum, é tempo de reportamo-nos a Bíblia e deixar de meninices.



"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."
(I Co 12:7-11)







2 comentários:

Anônimo disse...

Paz meu irmão, bom texto.
Só penso que o irmão, na citação de Paulo, inverteu o versículo Fp 1:21.
Deus abençoe!

Unknown disse...

Realmente houve uma falha no versículo citado acima se tratando do apóstolo Paulo.
Mas as demais coisas muito proveitosa para vida espiritual.
Deus continue te abençoando.
Paz do Senhor!