Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





PREDESTINAÇÂO - Considerações Finais

Esse assunto da predestinação pelo visto é um dos mais delicados para se tratar, como já há dois texto escritos decidi escrever escrever um terceiro. E como em uma “trilogia” encerrar este assunto com versículos que ilustram bem o tema.

Predestinação de Abraão

Antes mesmo da nação de Israel existir Deus, PREDESTINOU Abraão para ser o pai da nação de Israel, e também o canal por onde todo o mundo seria salvo.

ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gn 12:1-3)

Alguma implicação para salvação individual? NÂO. Para todas as famílias da terra? SIM

Predestinação de Israel

Antes mesmo da nação de Israel existir, Deus já havia estabelecido um propósito para ela.

Ela seriam Testemunhas perante as nações “As verdadeiras Testemunhas de Jeová”

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.

Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.” Isaias 43:10-12


Alguma implicação para salvação individual? NÂO. Deus Pré-destinou (destino pré estabelecido) para a Nação de Israel.


Predestinação de Jesus Cristo

Jesus foi escolhido por Deus (sendo ele também o próprio Deus), para que redimisse a humanidade do pecado, antes mesmo que o mundo existisse.

A queda do homem foi programada por Deus? De jeito nenhum!

Deus criou o pecado para que o homem caísse? De forma alguma!

Então... Deus é onisciente e sabia que sua criação iria pecar, mas Deus tem um plano lindo para os homens, então dispôs seu único filho para morrer por TODOS os homens.

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Ap 13:8)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)

Deus estabeleceu em sua SOBERANIA um plano de salvação que é estendido a todos os homens.

Predestinação de Paulo

“Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,” (Gl 15)

Observe que lhe foi revelado o propósito de Deus em sua vida, mas lembre-se que ele resistiu a essa GRAÇA com que Deus o chamou.

A conversão de Paulo só foi possível por que o próprio SENHOR JESUS CRISTO lhe apareceu as portas de Damasco.

Com isso fica descartada a infundada teoria Presbiteriana de que a GRAÇA é irresistível.

Paulo disse também que foi chamado para pregar aos Gentios, estender a salvação de Deus as Nações.

Predestinação da IGREJA DE JESUS CRISTO

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. “(1 Ts 5:15)

Com que falava Paulo? Com a Igreja em Tessalonica, falava a todos os crentes que lá estavam.

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”Ef 1:4

Mais uma vez Paulo orienta sobre a predestinação da Igreja , dessa vez aos Efésios.

Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? (Hb 1:14)

Há quem escrevia Paulo (supostamente Paulo escreveu a carta aos Hebreus), escrevia aos eleitos, ou seja, a IGREJA DE JESUS CRISTO.

“e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, (Hb 5:9)”

Como está escrito: “A TODOS que lhe obedecem”

“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.” (Judas 1:3)

Judas escreveu: “... acerca da salvação que compartilhamos”. Quem compartilha? A IGREJA DE JESUS CRISTO.

A epístola de Judas assim como a de Tiago é considerada “epístola universal”, o que significa a todas as igrejas em todos os tempos.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês” (I Pe 1:4)

Temos (IGREJA) uma herança guardada nos céus, que não perece, não macula e não perde seu valor.

PREDESTINAÇÂO AO INFERNO

“ Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Ap 21:8)

Aqui estão os que não serão salvos, não há um número específico, um povo, uma raça.

Quem está PREDESTINADO ao inferno é quem se enquadra em qualquer um desses grupos.

Deus faz de mim um idólatra? Ex 20:3-4 (ELE ODEIA IDOLATRIA)

Deus faz de mim um mentiroso? Jo 8:44 (O Diabo é o pai da mentira)

Deus faz de mim um fornicador? LV 18:22 (DEUS ABOMINA FORNICAÇÂO)

Então eu peco por que Deus quer que eu peque? ELE abomina o pecado, quando pecamos o fazemos por nós mesmo. DEUS não nos PREDESTINOU ao pecado.

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão.”

I Jo 3:9

A semente de Deus é SEM pecado, o pecado é nascido de Satanás


“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gl 5:19-21)

“...que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

Esses são os que NÂO se enquadram na herança guardada pra nós (I Pe 1:4).

Confira também: I Co 6:10, Ap 22:15, Ap 9:20-21

Na qualidade de professor de Letras que sou, quero deixar um pequeno adendo:

TODO

Adjetivo.
1.Inteiro, total.
2.A que não falta parte alguma.
Pronome indefinido.
3.Qualquer, cada.
Advérbio.
4.Completamente; inteiramente.
Substantivo masculino.
5.V. totalidade. [Flex. de 1 a 3: todos (ô), toda(s) (ô).]

AQUELE

Pronome demonstrativo.
Indica pessoa ou coisa que está ali ou além. [Flex.: aqueles (ê), aquela(s).]

Agora observe os versículos:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

Que quer que TODOS os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”

(1Tm 2:3-4)

PREDESTINAR

Verbo transitivo direto e indireto.
1.Destinar com antecipação.
2.Destinar a grandes feitos. [C.: 1]
§ pre.des.ti.na.ção sf.

É preciso compreender que Jesus vai julgar a cada homem segundo suas obras, se seremos julgados temos que ser responsáveis pelos nossos atos.Tem que haver uma avaliação das ações.Das quais, lembre-se, somos os autores.

Todos os eleitos a Salvação, o são segundo a presciência de Deus.

" Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. " I Pe 1:2

Acredito que agora tenha ficado claro a PRESTINAÇÂO na Bíblia.

Graça e Paz


0 comentários: