Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Um só Batismo - o que significa?

Em uma comunidade de debates bíblicos um irmão disse a seguinte frase:

"É lógico que pra Deus não se prova nada se batizando, é só um ritual, Ele conhece as profundezas de tudo ".


Poderia concordar com isso (me refiro ao batismo não provar nada), se não tivesse sido o próprio Deus quem estabeleceu.

Princípio

1º. Quem cria estabelece.

Logo, Deus determinou o processo ritualístico no AT;

Deus estabeleceu o processo ritualístico no NT;

Então batismo é importante pra quem, por qual motivo?

Importante, para o homem, porque esse é o ritual estabelecido por Deus, para ligar-nos ao Corpo de Cristo.

(Questão levantada) Por que tem que entrar na água e nunca sozinho?

Como Jesus esclareceu a Nicodemos, que é preciso nascer de novo, assim é o Batismo, somos gerados novamente e ninguém nasce sozinho (é necessário um médico, ou uma parteira).

“Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito Jo 3:4

O simbolismo ritualístico do Batismo representa esse novo nascimento (renascimento).

"Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova."
Rm 6:4


Temos que lembrar que apesar de aos Nossos olhos carnais ser um “mergulho”, no campo espiritual é o um sepultamento e uma ressurreição.

O batismo é necessário para Salvação.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado Mc 16:16

Bem sei, que o ladrão da cruz não foi batizado e foi salvo, tudo bem, isso nos mostra o seguinte, havendo impedimento intransponível para o Batismo, será salvo sem ele, mas não havendo impedimento e ainda assim optar em não batizar , compromete a Salvação.

Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?”At 8:36

(Questão Levantada) Para que se cumpra toda a justiça? Que justiça, a modo de quê?


Toda a justiça é a justificação que se dá ao homem pecador perante Deus, dada a remissão de seus pecados, quando da Fé que precede o Batismo.


(Questão Levantada) Onde estaria escrito esta profecia [batismo] nos profetas?

O ritual do Batismo, não foi previsto no AT, mas o propósito sim, nas profecias de Isaias concernentes a João Batismo.

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” Is 40:3


Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados Mc 1:4

E uma sombra do Batismo houve no Antigo Testamento.

"ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" I Co 10:1-2


Outro aspecto do Batismo é ser uma profissão pública de fé.

Jesus se batizou, sem necessitar de arrependimento, porque é a cabeça do corpo que se formava, e para que pudesse iniciar o batismo do Espírito Santo, que até então não ocorria.

O que houve foi uma transição do Batismo de arrependimento de João, para o Batismo do Espírito Santo de Jesus Cristo.

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo". Mateus 3 : 11

O Batismo está muito além de ser um simples ritual humano, e sem importância para Deus.


2º. Um só batismo


Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, Ef 4:4-5


Está bem claro que o Batismo aqui não é o ritualístico simplesmente.

Um só corpo= De Cristo;

Um só Espírito= E.S (Que habita na unidade e na totalidade que forma o corpo);

Uma esperança= Sermos Salvos por Cristo fazendo parte desse corpo;

Um só Senhor = a cabeça do corpo- Cristo;

Uma só fé = a fé em Cristo e na sua obra vicária;

Um só Batismo = 1 Batismo ritualístico, 1 só revestimento no Espírito Santo

(irrevogável), um só selamento nesse Espírito.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
(Efésios 1 : 13)
pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Rm 11:29

Não devemos e não podemos ser rebatizados, pela simples razão, de que o Batismo, representa e de fato é, o renascimento da Nova Criatura, deixamos de ter a natureza Adãmica de pecador e passamos a ter a natureza sem pecado de Cristo. E isso só se dá uma vez , é a mudança da natureza.

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Rm 6:4

É necessário compreender que você antes de Cristo, não é pecador porque peca, e sim peca porque é pecador (natureza pecadora) , depois que nasce de Novo não é mais pecador, mas peca porque ainda é humano (influenciado e atraído pela própria concupiscência).

Passamos a ser justificados por Cristo, quem abandona a Cristo, nega sua nova natureza, nega o sacrifício de Cristo e caia da Graça.

Apenas um adendo. O batismo também era realizado nas culturas pagãs.

No culto de Ísis o batismo era praticado com sangue de touros, no templo de Apolo se usava a chamada àgua lustral que talvez tenha sido usada por Pilatos ao lavar as mãos, e outros cultos babilônicos. Também era praticado por alguns grupos pagãos a favor dos mortos
(I Co 15:29)
.

Nos dias atuais a prática do batismo pelos mortos e realizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), em seus Templos.
Eles chamam de obra vicária (obra a favor de outros).

7 comentários:

Rinaldo disse...

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; (Efésios 4:5)
sou tao grato aos meus pais que mesmo sem eu entender aquilo no momento ,me mostraram a luz de Jesus 'a qual hoje ilumina minha vida da minha esposas filhos netos bisnetos , assim como iluminou a de meus Pais a vida toda avos e toda uma familia .
Talvez hoje entendo que se eles tivesem deichado para que eu mesmo me batizase quando adulto , hoje talvez seria uma criatura perdida no mundo .
So tenho a agradecer aos meus pais que ainda bebe me batizaram , Onde eu verdadeiramente naci pra Cristo

Anônimo disse...

O que eu vejo hj é a criação de muitas "igrejas evangélicas", muitas impulsionadas pela ganância de receber o dízimo. E com isso os pastores dessas "igrejas evangélicas" batisam o povo a torto e a direita. Batisam o povo, mas, não ensinam os preceitos cristãos. Ao meu ver, não é correto aceitar qualquer batismo. Pq se existe só um Deus, só um senhor Jesus e um só batismo... somente será válido o batismo que regenerar a pessoa em Cristo. Porque os ensinamentos de Cristo são únicos, ou seja, não tem par. E dízimo tá na bíblia, mas, não é ensinamento cristão; é ensinamento da lei dos fariseus. E qdo Deus fala em um só batismo, creio que ele não se refere a quantidade e sim a qualidade.

Vanderlei L. Borkoski disse...

Minha cara, entendo seu ponto de vista, contudo, o batismo está ligado a reconhecer que é pecador, arrepender-se do pecado, aceitar que necessita de um Salvador (Cristo) para apagar todo pecado e começar uma nova vida.

Isso não está relacionado a esse ou aquele grupo cristão que supostamente prega a Sã doutrina. A entrega é pessoal.

Como disse o Filipe ao Eunuco "É lícito se crer de todo coração".(At 8:37-38)




Quanto aqueles que ensinam preceitos humanos, tendenciosos, que fazem dos crentes massa de manobra, tudo está debaixo da soberania de Deus , e cada um dará conta de si. (Rm 14:12). Por isso, não se preocupe.

Se de fato um grupo apenas fosse o que detém a correta interpretação e a autoridade compartilhada que vem de Cristo, não haveria motivos pra revelação apocalíptica que diz: "Todas as tribos, línguas e nações",Ap 7:9 isso significa que onde Cristo for pregado, seja pelos Adventistas, Batistas, CCB, Presbiterianos, etc, haverá salvos no Nome de Jesus Cristo. (Jo 4:23)





Quem realiza a obra é o Espírito de Deus. (Jo 16:8)





Por isso...

Como disse um irmão que por sinal congrega na CCB, "Onde estiver, floresça".

Paz.

Anônimo disse...

se é um só batismo, pq tem dois lá/???

Vanderlei L. Borkoski disse...

Boa tarde. Desculpe, mas sua pergunta não ficou clara.

Anônimo disse...

a paz do senhor a todos e principalmente ao Rinaldo que postou o comentario sobre um só batismo.meu caro irmão Rinaldo eu quero apenas esclarecer a voce sobre o um só batismo que está escrito. meus parabens pois pude perceber que voce esta lendo a biblia,isto é muito bom.quero dizer ao amado que não foi por acaso que me deparei com o que voce postou, pois é preciso esclarecer ou, nós precisamos de esclarecimentos,de conhecimentos,principalmente do esclarecimento da verdade, pois esta escrito conhecereis a verdade e a verdade vos libertara,evangelho de João cap-8 versiculo 32.
Rinaldo eu fui professor de dicipulado, ou para quem não sabe o que é dicipulado é preparação para batismo.onde se prepara as pesoas para descer as aguas do batismo,dando a elas todo um conhecimento sobre o que é batismo o porque do batismo e muito mais etc etc e tal. eu preciso ressumir, mas só esclarecendo sobre o que voce escreveu sobre o um so Deus e um só batismo.meu querido este um só batismo do qual a biblia se refer é o batismo de Jesus.certa vez João estava batizando e veio Jesus da galileia pra ser batizado por ele, João questionou mas Jesus disse, dixa que se cumpra toda justiça, e jesus foi batizado por joão e logo que saiu das aguas veio uma voz do ceu a voz de Deus dizendo este é meu filho amado em quem me comprazo ou tenho prazer, Jesus veio aprovando o que joão estava fazendo,veio pra deixar claro a todos que o batismo verdadeiro era o de joão a forma de batizar era aquela, e pra que não ficase nem uma duvida Deus falou aprovando tudo o que aconteceu ali naquele momento. esta meu querido é a verdadeira interpretação do um só batismo, o batismo verdadeiro, o batismo aprovado por Jesus e por Deus, olhe pro dicionario o que siguinifica a palavra batismo. siguinifica, imersão ou mergulho.
muitos vão falar na sua cabeça, mas não há outra interpretação,ou outro batismo verdadeiro a não ser este. o batismo da convicção,o batismo por imersão,o batismo do arrependimento, o batismo aprovado por Jesus e conseqüentemente por Deus.
Rinaldo que Deus te abençõe e em nome de Jesus te esclareça cada dia mais.
espero ter sido claro, e estou a disposição meu amado, um abraço.

Unknown disse...

Concordo plenamente com você