Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





O Plano de Deus - Judeus e Gentios




Quão freqüentemente vejo pessoas ensinarem que somos a Nova Israel.

O conceito de Novo exclui o que é Antigo, mas na verdade nos fomos enxertados na videira e não ao contrário.(Rm 11:23-24)

E quem somos? Eis o que somos: A igreja. (Rm 11)

A Igreja como um todo (Judeus e Gentios) pode ser chamada de Israel de Deus, o que difere da Israel na carne (nação). (Rm 9:6-8)


Tudo começou há muito, muito tempo atrás.

Quando Deus criou o homem, atribui-lhe volição (livre-arbítrio), o Senhor criou também o bem o mal, e deu a homem o direito de errar.
É bem verdade que Adão e Eva, jamais deveriam ter comido do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. (Gn 2:17, Gn 3:3)
Se não o tivessem feito, teríamos um mundo de homens e mulheres incorruptíveis, pois o Senhor mandou  que procriassem e enchem-se a terra, antes da fatídica queda.(Gn 1:28) É,mas infelizmente,mesmo não discernindo o bem do mal Eva, escolheu desobedecer, e aqui estamos nós.

Nessa época Iavé era Deus de todos, de Adão, Eva, seus filhos e filhas. E esses foram muitos e assim a terra foi povoada, a Bíblia da destaque a três: Caim, Abel e Sete.
Caim matou Abel (Gn 4:8) e de Sete, Iavé suscitou a linhagem de Noé, Abraão, Davi até Jesus.(Lc 3:23-38)

Saltemos então até Noé.

Na época desse patriarca o mundo estava muito corrompido, os filhos de Deus já haviam entrado as filhas dos homens e gigantes viviam na terra. (Gn 6:4) - (Tenho uma postagem onde esmiúço esse assunto).


http://jesuscristoprincipedapaz.blogspot.com/2010/10/genesis-64-quem-ja-nao-se-viu-em-meio.html


O Senhor achou por bem então dar cabo de Sua criação, e recomeçar. Mas  o justo é resgatado em meio a aflição, e assim o Senhor poupou a Noé e seus familiares.(Gn 6:7-8)

Desse recomeço, surgiram as novas civilizações. De Cão, Sem e Jafé, os filhos de Noé.(Gn 9:1, Gn 10:1)

Mas infelizmente, nem tudo foram flores, Cão, teve quatro filhos, Mizraim, Pute, Canaã e Cuxe.(Gn 10:6)

Digno de nota aqui é Cuxe, esse foi pai de Ninrode (Gn 10:8), o patrono da Torre de Babel, e da Babilônia, por assim dizer o criador da idolatria pagã.

Em breve abordarei esse assunto sobre a idolatria  e seu surgimento com mais propriedade.
Essa idolatria, afastou essa nova civilização de Iavé.Deus foi esquecido, e novos deuses tomaram o seu lugar.
Iavé então em meio aos idólatras encontrou a Abraão (até então Abrão), chamou-lhe e o tirou da terra de Ur dos Caldeus.(Gn 12:1-2)

Agora uma nova dispensação se iniciava. A promessa era estabelecida.

Disse Iavé a Abraão que dele faria uma grande nação e por ele seriam benditas todas as nações.(Gn 12:2) Esse era o primeiro indício, a primeira revelação sobre a fulgurante vinda do Filho de Deus a terra, para resgatar o que havia se perdido.

E a palavra do Senhor se cumpriu em Abraão, Isaque e Jacó (Israel), eis que surgem as 12 tribos de Israel. (Gn 49:28)
Esses que deveriam ser o espelho, que refletia a expressa imagem do Deus vivo as outras nações.Suas testemunhas. (Is 43:10)

Entre os muitos acontecimentos que marcaram o início desse novo povo, temos a venda de José por parte de seus irmão (Gn 37:28) , que culminou na vitória de José, que foi aclamado governador do Egito(Gn 41:41), onde entrou como escravo, e por conseguinte tornou-se salvador de sua família. que se não fosse por ele sucumbiria a fome.

Passados os anos, a pequena tribo cresceu e tornou-se poderosa dentro do Egito, José não mais vivia, e eis que se tornaram cativos dos egípcios.
Novamente vemos a mão de Deus, em auxilio ao povo que gerou.

Dá tribo de Levi, o Senhor Iavé, levanta um salvador, seu nome: Moisés. (Ex 3:10)

Libertou o povo do cativeiro e os conduziu pelo deserto rumo a Terra prometida - Canaã.
Também através desse homem o grande Iavé, estabelece a Lei, um conjunto de 613 estatutos, que passaram a reger Israel.(Ex 20:21, Dt 4:8)

Isso como imagem das coisas futuras. Como aio que conduz a Graça Salvifíca do Cristo. (Gl 3:24)
Os israelitas manipularam os mandamentos de Deus, e os anulou em função de Suas tradições.

O Senhor elegeu profetas, juízes a fim de consertar e conduzir o povo, para que se cumprisse o seu propósito.


Israel porém tinhas outros planos, ao invés de serem espelho, preferiram se espelhar nas nações pagãs.
Preferiram um Rei humano, ao Rei dos Reis. (I Sm 10:19)
Resultado: Desviaram-se de Deus, sofreram toda sorte de agruras.Tornaram-se opróbrio.Cativos de outros povos.

Mais uma vez o Senhor vem ao socorro de Israel e de um humilde pastor de ovelhas chamado Davi, descendente da tribo de Judá, faz um Rei, um grande Rei.(I Sm 16:13)
Esse conduz o povo de forma a agradar a Deus, mas era humano e sujeito a falhas, e errou muito, mas foi acolhido por Deus, pois sábia reconhecer seus erros e aceitava com bom grado a correção de seu Deus e Senhor Iavé.
Após o Reino de Davi, reina então seu filho Salomão (cujo nome significa Paz), o mais sábio, o mais rico , segundo o favor concedido por Iavé.(I Rs 2:12)

Infelizmente na velhice desviou-se do Deus vivo, e cedeu a idolatria, por causa disso Iavé rasgou o reino em dois,  a saber: Israel e Judá. (Reino do Norte e Reino do Sul respectivamente). (I Rs 11:11)

Dá tribo de Judá, Iavé suscitaria o Salvador, o Cristo.(Jo 4:22)

A idolatria se tornou a maior chaga na Nação de Israel e em Judá, como prêmio pela sua iniqüidade, novos cativeiros, foi a vez dos Assírios e dos Babilônios tripudiarem em cima da menina dos olhos de Deus (evidentemente debaixo de sua permissão).


Mais alguns anos, e o Senhor faz com que as tribos sejam libertas, mas nem por isso endireitaram suas veredas.
Israel tornara-se uma há  muito tempo um povo mestiço (samaritanos), e os judeus entraram no mais profundo ostracismo, chamo sem medo de errar de exclusivistas.

Saltando novamente no tempo, estamos agora no meridiano dos tempos. Nasce em Belém de Judá o homem que dividiria a história em duas, Antes e Depois de Cristo. O Filho de Deus, o Verbo, vem trazer a prometida e tão esperada Salvação a todos os homens.(Jo 1:1, Jo 1:14)

O caminho já havia sido preparado pelo profeta João Batista (Jo 1:23), vem então o Filho de Deus pregando o Reino de Seu Pai aos seus compatriotas (para que se cumprisse as profecias), e como já sabia o Senhor Iavé, fora Ele rejeitado.

De Sua rejeição, resultou a perseguição e por conseguinte Sua morte (a qual se permitiu, pois ninguém jamais poderia fazê-lo se não fosse essa sua vontade).Três dias depois ergue-se dos mortos, e pleno em poder e autoridade, estabelece a Nova Aliança da qual somos os herdeiros.(Tito 2:14, I Pe 2:9, Hb 12:24)

Nasce a Igreja de Jesus Cristo. (Mt 16:18) - As portas do inferno (sepultura) não prevaleceram contra o Cristo, eis que Ele ressuscitou (promessa da fundação)


(At 2) (consolidação da fundação, através da efusão do Espírito Santo)


Agora é a hora de fazer distinção entre Israel e a Igreja.


Conforme minha explanação, Deus (Iavé), partiu de um todo (raça humana), para um pequeno grupo (Israelitas) a fim de resgatar o todo (raça humana) através do bom testemunho desse povo (Israel), mas esses por sua vez falharam e tornaram-se parte daquilo que foram chamados a converter (as demais nações), por mais religiosos, exclusivistas e tradicionais que fossem ou julgassem ser, há muito que se perderam.


Surge então o Cristo, com sua Igreja, que podemos definir do seguinte modo:


Não se trata de todos os homens (pois esses a há muito tempo elegeram outros deuses e desconheceram o Deus vivo) ;

Não se trata de um povo exclusivo, uma nação eleita, que tem por objetivo converter as outras nações ;

Trata-se sim, de um povo eleito entre todos os povos, formado por tribos, línguas e nações (Ap 7:9)


Povo esse que junto celebra com seu Salvador um casamento, cujo  Noivo é o Salvador, e a Noiva todos os salvos (a Igreja). ( Ap 19:7, Ap 21:9, Ap 22:17)


Essa distinção é importante, pois a Igreja abarca até mesmo os judeus, que outrora eram um povo escolhido, hoje em Cristo são um com os demais povos (gentios).


Jesus o Cristo, derrubou a barreira que separava as nações.(Ef 2:14)


Mas a pergunta que surge é: E se os judeus tivessem feito a perte deles? Tivessem sido as Testemunhas de Iavé (esses eram de fato as Testemunhas de Jeová).


Não haveria problema algum para nós os gentios, seriamos alcançados e salvos da mesma forma. Juntamente com eles aguardaríamos o Cristo e seriamos abençoados.


Outra dúvida que surge é: Somos um efeito colateral?  Haja vista não terem aceitado, por conseguinte fomos salvos?

Respondendo a essa pergunta faço outra pergunta:


A quem o evangelho foi primeiramente pregado?



Muitos diriam, aos Judeus, mas aí é que está a chave do mistério.

Antes mesmo de haver os judeus, de haver a Lei, o evangelho já havia sido pregado.

 
"Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti."


Gálatas 3:8


Sempre, sempre foi a vontade de Nosso Deus resgatar todos os homens, basta uma olhadinha em Hebreus 11  e veremos que Iavé sempre nos salvou pela fé.

"De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão."

Gálatas 3:9


A graça salvífica mediante a fé sempre esteve presente, 430 anos de ser estabelecida a Lei, o Senhor já salvara a Abraão pela fé.

 "Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa."

Gálatas 3:17

Que fique claro então que um foi o plano que Deus traçou com Israel (nação),  outro o plano que Deus traçou com as nações gentílicas e que ambos repousam na promessa feita ao  Patriarca Abraão.

E um dia viveremos todas na Nova Jerusalém, a Jerusalém Celestial. (Hb 12:22 , Ap 3:12 , Ap 21:2)


A partir disso podemos conceituar a Igreja como a Israel de Deus.




Shalom Aleichem !



Notas:  Tenho uma postagem que trato sobre o bem e o mal, creio que seja de alguma valia para compreender porque Deus sendo Todo-Poderoso, permitiu que tudo isso acontecesse.

http://jesuscristoprincipedapaz.blogspot.com/2010/04/deus-criou-o-mal.html



4 comentários:

Anônimo disse...

(Postagem de César) A Paz do Senhor irmão. Acredito na teoria dos 2 planos, um para os descendentes de Israel, outro para os gentios, e acredito que ambos serão salvos se permanecerem firmes nesta fé.
Porém foram muitas as desobediências do povo de Israel, depois de libertos do Egito. Nada podia acontecer, como uma falta de água, que este povo reclamava e blasfemava. E em muitas vezes a reação de Deus foi terrível, como da vez em que estavam enjoados de comer somente maná, e queriam carne, e Deus fez aquela mortandade. Mas fato é que Deus, através de seu filho unigênito e nosso salvador, Jesus Cristo, estabeleceu de estender a salvação e suas graças também aos demais povos QUE O LOUVASSEM E CRESSEM.
Hoje irmão não sei falar do povo de Israel, tenho pistas, pois já fui maçom, mas daria um comentário enorme que não cabe aqui. Mas sobre o povo gentio, adotado, sei falar que somos a Igreja de Cristo, a noiva. MAS ATENÇÃO: Isto não inclui todos os seres humanos! Atravessa povos e nações diferentes, dá chances a todos de pertencerem a esta igreja, MAS ACONTECE QUE MUITOS NÃO ACATAM, NÃO OBEDECEM. Vão para as idolatrias, para as falsas doutrinas, para os caminhos largos do mundo carnal e material... e nisto se perdem!
Os povos se perdem porque querem a desobediência, querem os prazeres, as falsas doutrinas, etc...
Essa Igreja, a noiva, acredito eu, é uma reunião de todos os que são crentes na Palavra de Cristo, sem distorções, sem barganhas, sem desobediências, sem fraquezas. Atravessa denominações e povos, mas não pode fazer nada pelos que morrem em pecado, sem arrependimento e batismo, que viveram como criaturas pelo mundo, ignorando o espiritual, em satisfação do carnal e corrida pelo material.
E também os seguidores dos falsos profetas, das falsas doutrinas, tampouco poderão alegar inocência, visto que sua iniquidade os manteve em estado de cegueira espiritual a ponto de não enxergarem a contaminação de suas doutrinas.
Para encerrar irmão, acredito que os sinais de que Deus não apenas usaria, como teria comunhão com pessoas de fora do povo de Israel, já vinham desde o A.T., não na figura do faraó que elevou José a governador do Egito, pois não posso provar biblicamente, mas na figura de Balaão. Se o irmão ler Números, do cap. 22 ao 24 (Ler na íntegra estes 3 caps.), verá como este homem tinha enorme comunhão com Deus, que poucos nas tribos judias tinham! Leia e me diga se estou enganado. Mas a oficialização veio com Cristo, jamais negaria, é heresia.
Cristo veio para que TODOS tenham vida!
Shalom!

Vanderlei L. Borkoski disse...

Irmão, exato, o que houve da parte de Deus, foram planos pré-concebidos por sua onisciência, e necessários dados ao livre-arbítrio do homem e os caminhos que escolheu.

O seu exemplo é correto (Balaão, etc.), Deus tinha além destes, um Sumo-sacerdote, que não fazia parte da linhagem por ele criada, me refiro a Melquisedeque, que foi posto como maior que o patriarca Abraão por quem se estabeleceu a promessa que abarca Judeus e Gentios.

Tudo se resume no texto aureo da Bíblia JO 3:16

"Porque Deus amou o mundo(Cosmos) de tal maneira que deus Seu filho unigênito (Jesus) para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna."

Shalom Aleichem !

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Vanderlei,

boa noite,

Gostei muito do seu blog.

Já estamos seguindo.

Deus abençoe grandemente,

abraços
Suely

Vanderlei L. Borkoski disse...

Suely, obrigado.

Que a Paz de Cristo seja convosco e com os Teus !