Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Anjos e demônios

 

Bem sei que este assunto é de conhecimento da maioria dos cristãos, mas considero ainda assim um assunto digno de explanação. As questões que serão abarcadas são: O que são os anjos, como é sua aparência, tem de fato poder, são maiores ou menores que os homens, dentre outras questões.

Vamos as Escrituras:

O que são os anjos:


A definição que temos sobre os anjos é que são espíritos. E os mesmos são enviados por Deus a favor dos eleitos. (Sl 103:20)



"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”

Hebreus 1 : 14

Existe uma doutrina que afirma que temos "anjos da guarda”, é correta essa afirmação?

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.”
 
Salmo 34:7

"Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
"

Salmo 91:10-11

A bem da verdade não há um anjo específico para cada ser humano, não obstante os anjos de Deus de fato guardam os homens, mas não a
todos, tão somente os que TEMEM AO SENHOR.

A citação do Salmo 91 foi usada por Satanás para tentar a Jesus, conclamando o direito que lhe cabia (a Jesus) de evocar Seus anjos para que viessem a Seu auxilio.Mas Jesus o refutou também lançando mão das Escrituras.

"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra."

Mateus 4 : 6

Mas de fato os anjos viriam prestar socorro  a  Jesus se essa fosse sua vontade, conforme podemos observar pelas suas próprias palavras em outro momento de extremo perigo.

"Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?"

Mateus 26:53


Os anjos são maiores que os homens, tem eles de fato poder?

Sem sombra de dúvida, são maiores em termo de poder, e esse poder é manifesto em diversos momentos nas Escrituras.

"Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste."

Salmo 8:4

Um único anjo foi suficiente para destruir o exército dos Assírios, foi responsável pela morte de não menos que cento e oitenta e cinco mil homens em apenas uma noite.

"Então saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. "

Isaías 37 : 36

Confira também: Ap 18:1, Ap 19:17

Nota: Há uma doutrina que assevera que o "Anjo do Senhor" é a teofania de Jesus Cristo na Antiga Israel. Não descarto essa possibilidade

Qual a aparência dos anjos? 

Os anjos são seres magníficos e de grande esplendor conforme nos atesta a Bíblia e muito semelhantes a Cristo em sua forma atual.(Ap 14:14)

"E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
"

Daniel 10:5-6

Esse foi o anjo visto por Daniel, muitos afirmam tratar-se de Jesus, mas essa possibilidade é nula, pois esse anjo não pode entregar a mensagem a Daniel, necessitando do socorro de Miguel para cumprir sua missão. É inconcebível a possibilidade de Jesus ser menor que Miguel em poder e tão pouco que um demônio de Satanás.


A semelhança existente entre ambos é devido ao corpo celestial que difere do corpo mortal. (I Co 15:40)


"E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

 Ap 1:13-18

Outra descrição: 

"E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;"

Ap 10:1

Confira também Ezequiel 1

O Rei Nabucodonosor também teve uma experiência com anjos, Ele pode contemplar a salvação enviada por Deus a favor dos três jovens na fornalha.


"Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho dos deuses."

Daniel 3:25


É ponto passivo entre a esmagadora maioria dos cristãos que esse quarto homem é Jesus em mais uma aparição teofanica, mas novamente discordo, para tanto seria necessário que Ele fosse descrito como o "ANJO DO SENHOR" como nas demais aparições.(Gn 16:10, Êx 3:)

Inclusive há alguns louvores que incentivam a adorar o  “ quarto homem da fornalha “. Na dúvida  Eu pessoalmente não aconselho a fazer isso para não acabar pecando por idolatria. ( Ap 22:8-9)


Nota: Lauriete - "O primeiro da fornalha" , Valquíria de Oliveira - "Adore o quarto homem da fornalha"


Anjos são seres assexuados?


Sim. Em sua forma natural, ou seja, espiritual.


"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu."

Mateus 22 : 30 conf. (Mc 12:25)


 Anjos podem assumir outras formas, mais precisamente a forma humana? 


Sim. Essa também pode ser considerada uma teofania ou se preferir chamar de antropomorfismo.
Na forma humana os anjos são capazes de até mesmo relacionar-se com seres humanos. Para maiores esclarecimentos a esse respeito sugiro a leitura da seguinte postagem:




Alguns versículos que comprovam a teofania : Hb 13:2 , Gn 18:1-4 , Gn 19:1


Anjos têm livre-arbítrio?

Sim. A maior prova disso é Satanás (que era um anjo de luz "Ez 28:13-15") e Seus anjos, que escolheram rebelar-se contra Deus. (Is 14:12-14)

A partir dos versículos supracitados podemos aferir que os demônios são os anjos caídos.Mas para reforçar esse entendimento lancemos mão de mais um versículo.

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;"

Judas 1:6

Os anjos e os demônios são organizados?

Sim. Lembrando que TODOS os demônios a princípio eram anjos. (Ap 12:9) Apesar de sua queda permanecem poderosos e organizados como antes de sua queda. Foram destituídos somente de Sua glória e claro da presença de Deus.

anjos - "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. "

Daniel 10 : 13

demônios - "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

Efésios 6:12

Qual  é a habitação dos anjos?

No céu, junto a Deus. Mc 13:32 ,

Qual é a habitação dos demônios?

Muito diferente do que muitos asseveram, não é o inferno e sim as regiões celestiais. Lembrando que há três céus (II Co 12:2)  

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

Ef 6:12

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência."

Ef 2:2

Os demônios têm poder?

Sim, conforme citei, os anjos foram destituídos de glória e não de poder. Os anjos são muito poderosos, sendo assim o que impede que os demônios nos destruam? Os limites que Deus estabelece, Sua vontade soberana, a exemplo a história de Jó, onde primeiramente Satanás teve que receber a anuência de Deus para agir. (Jó 1:12) 
É digno de nota que há duas classes de pessoas: As que temem a Deus e são guardadas por Seus anjos (Sl 34:7), a estás o demônio só toca se Deus permitir. A outra classe são as que não temem a Deus, estás estão sujeitas a Satanás e nesse caso ele é livre para agir.(I Jo 5:19, I Jo 3:10),  A isso se dá o nome de LEGALIDADE.

Para maiores esclarecimentos leia a seguinte postagem: 


Os demônios podem assumir outras formas ?

Sim. Assim como os anjos, ambos têm as mesmas prerrogativas.

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."

II Coríntios 11 : 14


Últimas considerações sobre os anjos:

A lei foi entregue por ordenação dos anjos (At 7:53-1, Gl 3:19, At 7:38) ;

A ceifa será feita pelos anjos (trigo e joio)  (Mt 13:30 e39 , Ap 14:14-20) ;

Eles transitam livremente entre o céu e a terra  (Gn 28:12 ) ;

Há um número incontável de anjos (Jr 33:22) ; 

São os anjos que conduzem a alma dos homens ao paraíso (Lc 16:22) ;

O arcanjo Miguel é o anjo protetor de Israel (Dn 12 : 1 , Dn 10 : 21) ;
 
Os anjos podem se classificar em Serafins (IS 6:2)  , Querubins (Ez 10:1) e Arcanjos (Jd 1:9) ;

Nota: Há os que defendem haver apenas UM ARCANJO, a saber: Miguel, e que o mesmo é Jesus Cristo. Mas essa doutrina não procede.

Para maiores esclarecimentos sugiro a leitura da seguinte postagem:


São citados ainda anjos fortes (Ap 5:2 , Ap 10:1, Ap 18:21) , anjo destruidor  (I Co 21:15, II Sm 24:15-17, Ex 12:23)

Salvo Miguel o único anjo que tem Seu nome revelado na Bíblia é Gabriel - o anjo mensageiro é que assiste diretamente a Deus. (Lc 1:19, Lc 1:26) ;

A tradição judaica e os apócrifos da versão Católica da Bíblia apontam o nome de outros anjos, a saber:

Os arcanjos  Rafael, Uriel, Sariel, Raguel e Remiel

 O substantivo  "anjo" pode ser entendido como uma forma genérica de se referir a qualquer uma das classes angelicais.

Os anjos são seres criados de forma distinta a humana, todos os homens descendem de um único homem (I Co 15:45, Gn 3:20) e uma única mulher, já os anjos foram feitos por Jeová e Jesus , um a um.(Cl 1:16)



Paz e Bem aos que leram.

2 comentários:

Anônimo disse...

(Comentário de César) APdD! Irmão, novamente o parabenizo pelo resultado de seus estudos. Algumas considerações:
1 - Os TJ's, pelo que vi em minha cidade, acreditam que, em Apocalipse 1, não seja somente Jesus Cristo dando a visão a João, mas acreditam que a própria visão de João naquele capítulo é Jesus Cristo. Inclusive fazem desenho da visão.
2 - Não creio muito que os anjos sejam assexuados. Acredito que quando se diz que não se casam nem são dados em casamento, referente à viúva dos irmãos, queria dizer que não tenham interesses nem vontades carnais pela sua nova e elevada condição. Oa anjos caídos não tiveram relações com humanas? (Dali nasceram os gigantes).
3 - Somente se vê a descrição de anjos como seres de fisionomia masculina. Não existem anjos femininos? Pelo menos eu não me lembro de ter lido na Bíblia.
4 - Uma vez que os demônios, ou anjos caídos, não habitam o inferno, quem habita atualmente o inferno? É apenas um lugar reservado para o futuro dos que acordarem para condenação? Os anjos caídos ou demônios ficarão lá assolando a vida dos condenados?
5 - Vou repetir esta grave pergunta: Ninguém está no inferno ainda? Vários membros de várias denominações afirmam revelações (Inclusive AD e CCB) com visões de pessoas no estado de sofrimento na condenação do fogo do inferno... como é isto então?
6 - Estes anjos caídos... o número deles continua igual a quando caíram? Não aumentaram os demônios? Pois quando se diz que legião de demônios isto ou aquilo, tanto em revelações quanto Bíblia, almas condenadas não podem ter sido recrutadas ali para fazer parte do baixo escalão? (Esta teoria você bem o sabe que é Espírita, mas procede em parte?)
7 - Quando você diz que demônios são organizados, e cita Daniel e Efésios, poderia citar Mateus também, cap.17, onde se mostra que os demônios são divididos em castas, inferiores e superiores, logo são organizados. (Idem Marcos 9). Novas levas de almas não seriam recrutadas nos escalões inferiores? Pois... não se ria sozinho... ONDE DIABOS ARRUMAM TANTO demônio para infernizar a vida de todos, com a população já passando dos 7 bilhões???
Deus abençoe!

Vanderlei L. Borkoski disse...

Irmão Cesar, Shalom.

Respondendo as suas indagações, para os Tjs Jesus era um anjo antes de se tornar homem e após a ressurreição tornou a sua condição primária. Então deve ser com base nessa compreensão que fazem tal afirmação. Oque é errado.

A questão dos anjos serem assexuados, não vejo razão para pensar diferente. Dentro do judaísmo também é essa a interpretação. As relações sexuais com humanos, são conforme explicado na postagem sobre Gênesis 6:4, uma manifestação sobrenatural de poder, a teofania, os anjos simplesmente assumem uma forma humana com todas as prerrogativas cabíveis há um humano, depois de realizarem seus intentos retomam sua forma e retornam ao mundo espiritual. Na postagem sobre Gênesis 6:4 tem todas as referências para justificar minha resposta.

http://jesuscristoprincipedapaz.blogspot.com.br/2010/10/genesis-64-quem-ja-nao-se-viu-em-meio.html

Realmente, só ha descrições de anjos na forma masculina, desconheço na Bíblia e fora dela qualquer teofania de anjos na forma feminina.

O inferno, é um lugar preparado para Satanás e seus anjos, logo, ninguém habita lá. O único lugar habitado por anjos caídos é Tártaro (O mais profundo dos abismos), ocupado pelos anjos da narrativa de Gênesis 6:4

Os anjos caídos não assolaram, mas serão assolados, a idéia de demonios "infernizando" almas, faz parte do folclore pagão proliferado pela ICAR (Igreja Católica Romana).

O que existe é o lugar de tormentos e o seio de Abraão , grosso modo Inferno e Paraíso, mas não é a condição definitiva, é algo como um pré-inferno é um pré-paraíso. Isso porque haverá um julgamento, então a condenação eterna. E o contingente (inferno) será lançado no lago de fogo (inferno de fato).

As visões que se tem em testemunhos, por certo é do mesmo lugar onde foi lançado o homem rico da parábola do rico e do Lázaro. Mas observe que na parábola nada é dito sobre demônios o atormentando. No entanto ele estava atormentado.

O conceito de sofrimento no inferno é subjetivo, são densas trevas, cada um vai ter seu próprio "inferno", algo no campo da alma.

Note também na parábola que o rico não cita a presença de outras pessoas (esse é o conceito das densas trevas), mas ele consegui ver a luz que vinha do seio de Abraão e viu quem estava lá. Simplesmente, luz e trevas.

Não creio em todos os testemunhos, conheço um onde o homem disse que viu Satanás no inferno, com a cara toda pisoteada por Jesus ter andado por cima dele, quando foi pegar as chaves do inferno. Porém basta uma lidinha na Bíblia e vemos que não há base para se crer em algo assim, mas esse pensamento faz parte do senso comum,do folclore, da superstição. Irmão nem tudo que dizem ver é verdade. (Estou certo disso)

Creio que nem um anjo tenha caído além dos que foram banidos com Satanás, a quem defenda que os anjos caídos de Gênesis 6:4 teria sido uma "segunda leva", mas não creio, estou mais para ter sido anjos que foram além dos limites estabelecidos por D'us. Pois bem sabemos que Satanás haje monitorado pela soberania divina.

Ao meu ver os homens só são alguma coisa enquanto vivos e isso para atuar no mundo material, no espiritual ele não possui os atributos dos anjos que são 100% seres espirituais, que já possuem (foram concebidos assim) com um corpo astral, nós no entanto só seremos assim após a ressurreição (plenos, incorruptíveis e imortais).

Boas referências Mateus 17 e Marcos 9. A população é enorme mesmo, mas o número de anjos não é conhecido, sabemos que um terço de todos os anjos caíram com Satanás.

A Bíblia nos revela que o número de anjos é incontável, então o número de anjos caídos é por certo bem significativo.

(Ap 5.11; Dn 7.10; Dt 33.2; Hb 12.22; Lc 2.13, Sl 148:2-5)