Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Concupiscência da Carne, Concupiscência dos Olhos e Soberba da Vida



"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."

Tiago 1:13-14

A melhor maneira de combatermos um inimigo é conhecendo o que enfrentamos. Pois bem, militamos contra o pecado, e pelo que nos revela Tiago, o pecado origina-se de NOSSA própria concupiscência.

E afinal o que é a concupiscência?

Podemos seguramente defini-la como os desejos de nossa alma e de nossa carne. Segundo o dicionário Michaelis "Grande desejo de bens ou gozos materiais. 2. Apetite sexual."

Partindo dessa premissa podemos dividir essa concupiscência em três grupos:

"Concupiscência da Carne, dos Olhos e Soberba da Vida”, segundo o que nos revela o magistério do Apóstolo João.

Leia com atenção: 

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."

I Jo 2:16

A concupiscência da carne.

Abarca o imediatismo. A satisfação pessoal e momentânea. O comer, o beber, o sexo fútil, toda e qualquer carnalidade.
Muitas pessoas trocam, abrem mão de coisas boas, de promessas de Deus, pelo prazer momentâneo. Um grande exemplo desse tipo de mal se encontra na história de Esaú (Edom). Ele vendeu sua primogenitura a seu irmão Jacó em troca de um simples guisado vermelho. Ao fazer isso abdicou de todas as prerrogativas inerentes ao primogênito. Como por exemplo, maior quinhão na herança, no caso dos reis o direito ao trono, etc.

"E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó."
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura."

Gênesis 25:30-34

Sabemos que mais tarde Esaú veio a se arrepender, mas já era tarde demais. Isso é um bom exemplo para Nós de que decisões erradas (concernente as coisas espirituais) podem ser um caminho sem volta.

"E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. "

Hebreus 12 : 16-17

No caso de Esaú por uma refeição desprezou as benção de Deus, outros fazem o mesmo não por um guisado, mas por um sexo banal, por 10 gramas de cocaína ou por muito menos.

A concupiscência dos olhos

Abarca a cobiça, as conquistas materiais, a ambição não do ser, mas do ter. Por essa concupiscência muitas pessoas abandonam a Deus, seus caminhos para tornarem-se adictos do trabalho (escravos), sem tempo para a família, para aproveitar o dom da vida e principalmente para dedicar tempo e disposição para as coisas de Deus.

Um bom exemplo disso é Judas Iscariótes. Apesar de ter andado com Cristo, aprendido com Cristo, visto as obras de Cristo, foi capaz de vender sua lealdade por 30 moedas. Segundo Claudio Calan do Museu Histórico Nacional, em equivalência  no dia de hoje as 30 moedas são o que corresponde a R$30.000,00 ou R$ 40.000, 00. Judas por certo vislumbrou o que poderia adquirir com esta soma, Satanás o tentou com a ambição, ambição já demonstrada anteriormente pelo relato do Apóstolo João que refere-se a ele (Judas) como ladrão.(João 12:6)

 Soberba da Vida

Abarca a ambição não do Ter, mas do Ser. É a busca pelo reconhecimento. Soberba, arrogância, prepotência são alguns dos frutos dessa vaidade. Em geral esse mal aflige aqueles que já conquistaram fortuna, mas isso não é o bastante, almejam também fama e poder.
Particularmente acho esse mal o mais letal, porque é comumente encontrado nas igrejas assim como no mundo.
Quantos não são os homens de Deus que vendem seus ministérios por um conchavo político, que toleram o pecado dentro da igreja para manter o templo cheio, e com isso obter prestígio (Ap 2:20).Sem contar que esse tipo de concupiscência traz também em seu bojo condutas imorais, corrupção e toda sorte de mazelas.É por esse tipo de canal que se estabelece teologias materialistas, como a da prosperidade e da confissão positiva (que são quase sinônimas).

Um bom exemplo de alguém que vendeu seu ministério é Balaão, Profeta de Deus, mas que pelas promessas de reconhecimento, de poder ensinou a Balaque a lançar tropeços diante do povo de Deus.

"Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem."

Apocalipse 2 : 14

"Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;"

II Pedro 2 : 15


Corrupção Humana

O gênero humano nasce pecador e necessita da redenção realizada por Cristo em seu sangue, porque no principio da criação o pai da mentira, o senhor das moscas, Satanás seduziu a Eva justamente com a Concupiscência da carne, dos olhos e com a soberba da vida.

Vejamos:

 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer (CARNE), e agradável aos olhos (OLHOS), e árvore desejável para dar entendimento (SOBERBA); tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Gênesis 3:4-6

De mesma sorte Satanás tentou o mesmo artifício com Jesus, ao tentá-lo no deserto.

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. (CARNE)
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. (SOBERBA)
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (OLHOS)
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam."

Mateus 4:1-11

Jesus resistiu a Satanás e não restou nada a Ele se não partir e deixar Jesus em paz. (Tg 4:7) Da mesma forma deve ser em nossa vida. Devemos resistir às ofertas de sedução de Satanás, para que não pequemos.
Devemos vigiar com constância, tendo em mente que quem está em pé também pode cair.

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."

I Co 10:12



Shalom Aleichem!

















33 comentários:

Anônimo disse...

(Comentário de César) Paz do Senhor irmão!
Irmão, TREMENDA esta sua postagem. Todas as suas postagens são de muito boa qualidade teórica, mas esta ficou demais, no topo. Vai e vem de AT a NT sem perder o foco, o problema, e sabe se valer dos versículos para se embasar. Mostra o assunto de forma rica, porém clara, e é um assunto interessante, visto hoje em dia uma boa parcela de evangélicos pecar e se julgar a salvo na promessa do batismo, sem se preocupar em vigiar as concupiscências.
Ezequiel, 33:13-15 “Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniquidade, não virão em memória todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá. Quando Eu também disser ao ímpio: certamente morrerás; Se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, restituindo esse ímpio o penhor, pagando o furtado, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniquidade, certamente viverá, e não morrerá.”

Somente o santo nome de Deus seja eternamente louvado!

PRISCILLA disse...

entendi perfeitamente. As referencias do antigo testamento dão maior clareza :)

Dennis disse...

irmão continue nessa sua sabedoria,muito bem explicado,e o melhor de tudo,estar tudo embasado na palavra de Deus.Deus te abençõe muito!paz

Unknown disse...

muito bom esse estudo Deus o abençoe muitíssimo.

Anônimo disse...

Com certeza uma bençao essas postagens, q Deus continue te abençoando

Anônimo disse...

Caro Irmão em Cristo! Obrigada pela sua explicação Deus coloca pessoas como vc no mundo para que os que tem interesse em entender sua palavra consigam viver na fé e tentar ser o máximo possível seguidor. Consegui entender e distinguir melhor as citações bíblicas e confirmei que era mesmo como eu entendia. Me esclareceu muito. Obrigado, A Luz de Cristo Nos Iluminará!!!

Vanderlei L. Borkoski disse...

Shalom ! Obrigado pelos comentários e palavras de incentivo.

Dryk disse...

PARABENS por compartilhar conosco esse estudo,a paz do Senhor Jesus,o principe da paz.

Anônimo disse...

É uma benção você ensinar as pessoas né sobre a Palavra de Deus. Muito Maravilhoso entende sobre qual é a vontade de Deus para nossa vida. Deus te abencoê poderosamente.

Roger Oliver disse...

Tema muito pertinente, colbe totalmente em minha ministração na EBD deste domingo dia 13-07-14 aos Jovens. O tema da lição é (O Propósito da Tentação) baseada na carta de Tiago.
Deus abençoe!

Vanderlei L. Borkoski disse...

Irmão Roger, Shalom.

Obrigado pelo comentário. Sei de que lição está falando, a da CPAD, é a mesma utilizada na Congregação que faço parte.

Chesed V'Shalom Aleicha ! (Graças e Paz sobre você !)

Anônimo disse...

Tremendo o estudo elaborado de grande valor serviu para minha vida. Obrigada.

Woshington Ribeiro da Silva disse...

Leitura maravilhosa!

Lene Sá disse...

Que bênção! Ministrarei este estudo.

Lene Sá disse...

Que bênção!

Unknown disse...

Paz do Senhor amados,este é um assunto riquíssimo e de suma importância para a lgreja do Senhor, destas três concupiscências a que mais tem se tornado ofensiva a lgreja no meu ponto de vista é a soberba da vida,pois ela nos da um falso sentido pra vida e cega nossa visão espiritual a respeito da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Yuri disse...

A Paz do Senhor Jesus meu irmão. uma benção esse estudo,que o Espírito Santo de Deus possa te capacitar cada dia mais

Elias Celestino disse...

Graça, misericórdia e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo seja contigo amado irmão!

O Senhor continue te abençoando!

Unknown disse...

Maravilha.
Toda sorte de bênçãos!

Anônimo disse...

Que palavras maravilhosas.

Thiago disse...

Bênção, muito bom. Que o Senhor continue te usando para honra Dele.

Telma soares disse...

Meu amado e querido ,parabéns pela postagem ,de excelente contúdo,fico grata por receber algo tão bom quanto o seu.

Anônimo disse...

Gostei do conteúdo!Parabéns! Continue mergulhando nas escrituras e compartilhando conosco. Foi bastante edificante!

Unknown disse...

Mais uma vez uma benção tremendo estudo. A paz de nosso senhor jesus cristo.

Unknown disse...

Amei esde estudo ,muito rico em conhecimento e esclarecedor.Deus te abençoe sempre.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto.
Muito bem explicado.
Fica melhor podermos entender as maravilhas de Deus.
E viver Cristo na terra, fugindo do pecado.
Deus abençoe sua vida!

Unknown disse...

Louvado seja Deus pela vida do irmão!! Que Deus continue te abençoando e o torna do cada dia mais capacitado em estar fazendo o que o Senhor mesmo colocou em suas mãos!

Unknown disse...

Muito forte obrigado edificou minha vida

IVANYAidy disse...

Meu muito obrigado que Deus o abencoe

Unknown disse...

Irmão Vanderlei, gostei muito do estudo, encontrei farto material para aula na Escola Bíblica Dominical. Deus continue te abençoando!

Juracy disse...

Bom dia. É a primeira vez que visito este blog. Gostei do estudo. Que Deus abençoe sua vida. Uma abraço

Juracy disse...

Bom dia. É a primeira vez que visito este blog. Gostei do estudo. Que Deus abençoe sua vida. Uma abraço

Unknown disse...

A melhor explicação q encontrei parabéns