Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





O erro da doutrina pré-tribulacionista



Em continuação as duaspostagens anteriores acerca do fim dos tempos, busco agora explanar o por que de a doutrina pré – tribulacionista ser incorreta demonstrando a eficácia da doutrina pós-tribulacionista.


A Grande Tribulação

A Grande tribulação foi predita pelos profetas, essa mesma tribulação é alvo de várias e distintas interpretações. Crê-se na maioria que a Igreja não passará por ela. O que é um engano, que se iniciou por conta John N. Darby. 

Versículos que revelam a grande tribulação:

O livro de Daniel no capítulo 12 revela claramente que a grande tribulação virá, e que muitos serão provados nela, os ímpios desfalecerão, e os sábios entenderão O Senhor livrará os seus em meio à desolação. Será um período sem precedentes históricos, essa mesma profecia é citada por Yeshua em Mateus 24.

1 “Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está
escrito no livro, será liberto.
2 Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.
3 Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.
4 Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento”.
5 Então eu, Daniel, olhei, e diante de mim estavam dois outros anjos, um na margem de cá do rio e outro na margem de lá.
6 Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio: “Quanto tempo decorrerá antes que se cumpram essas coisas extraordinárias?”
7 O homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio, ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, e eu o ouvi jurar por aquele que vive para sempre, dizendo: “Haverá um tempo, tempos e meio tempo. Quando o
poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas coisas se cumprirão”.
8 Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: “Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?”
9 Ele respondeu: “Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim.
10 Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.
11 “Depois de abolido o sacrifício diário e colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias.
12 Feliz aquele que esperar e alcançar o fim dos mil trezentos e trinta e cinco dias.
13 “Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”.

 Quanto à ressurreição dos mortos e a vinda de Yeshua


13  Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14  Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15  Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

I Ts 4:13-17

50  E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52  Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53  Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54  E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

I Co 15-50-54

Por ocasião da segunda vinda de Yeshua (I Ts 4:16), os mortos serão ressuscitados (1º ressurreição)  e a  Igreja arrebatada aos céus.(I Ts 4:17)
(I Ts 1:10) é usado para defender a doutrina que Yeshua nos livra da ira futura (supostamente a grande tribulação), mas isso é improcedente , na verdade no contexto Paulo faz menção aos Tessalonicenses, de sua conversão, por terem abandonados os ídolos e servido ao D’us vivo, dessa forma sendo livre da ira do Eterno, por conta da salvação em Yeshua. (I Ts 1:9)
10  E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. I Ts 1:10 (Ira futura julgamento de D’us Mt 3:4)


Ap 3:10, também é usado para defender o pré e o meso tribulacionismo, contudo o versículo não faz menção a um arrebatamento,mas de maneira patente diz que Yeshua os guardaria em meio a tentação que há de vir para tentar todos que habitam a terra.

10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra

Apocalipse 3:10


Os mártires da glória (remanescentes fiéis da Grande Tribulação, participam da 1º ressurreição, ou seja, do evento narrado por Paulo aos Tessalonicenses (TS 4:16-17) corroborado em I Co 15:51-52

E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

Ap 20:1-6

Por conseguinte só a duas ressurreições. (Dn 12:2). Uma dos salvos (1º) e outra dos perdidos (2º).

A vinda de Cristo se dará em meio a um período de tribulação, contudo por evidência isso será no fim da mesma e não no meio (meso).

7 e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.
8 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
9 Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.
10 Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

II Ts 1:7-10

Em Apocalipse 10 vemos a ira de Deus prestes a se derramar sobre os habitantes da Terra, ao som da trombeta do sétimo anjo, ou seja, última trombeta. (I Co 15:52) É digno de nota que o arrebatamento será ao som da última trombeta, e que isso será depois da grande tribulação.

1 Então vi outro anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça. Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo.
2 Ele segurava um livrinho, que estava aberto em sua mão. Colocou o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra,
3 e deu um alto brado, como o rugido de um leão. Quando ele bradou, os sete trovões falaram.
4 Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz dos céus, que disse: “Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva”.
5 Então o anjo que eu tinha visto em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu
6 e jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, dizendo: “Não haverá mais demora!
7 Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai cumprir-se o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas”.
8 Depois falou comigo mais uma vez a voz que eu tinha ouvido falar dos céus: “Vá, pegue o livro aberto que está na mão do anjo que se encontra em pé sobre o mar e sobre a terra”.
9 Assim me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Ele me disse: “Pegue-o e coma-o! Ele será amargo em seu estômago, mas em sua boca será doce como mel”.
10 Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Ele me pareceu doce como mel em minha boca; mas, ao comê-lo, senti que o meu estômago ficou amargo.
11 Então me foi dito: “É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis”.

A vinda de Yeshua dará fim a Grande Tribulação, ele aniquilará o anticristo.

ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
10  E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11  E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;

II Tessalonicenses 2:1-11

Em Apocalipse 11 vemos o cumprimento da profecia referente ao Reino do Messias na Terra, ao som da sétima trombeta.

15 O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.
16 Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
17 dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.
18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome,

Os defensores do pré-tribulacionismo tem por defesa da doutrina os versículos que afirmam que Yeshua virá com seus santos, logo, entende-se tratar-se dos salvos.
Não obstante, os anjos é que são os santos em questão.

13  Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos. 


I Ts 3:13

5  E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.


Zacarias14:5

"Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades"


Judas 14

Miríade é  o coletivo de anjos e estrelas, coletivo de homens é multidão.

II Ts 2:7 revela que Jesus virá acompanhado de seus anjos e não de seres ressurretos, haja vista que a ressurreição se dá por ocasião de seu advento.

7 e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

Mais passagens que atestam que os anjos estarão com Jesus quando de seu advento:

"Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;" 


Mt 25.31

"Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras."


Mt 16.27

38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. 


Mc 8:38

Versículos que revelam a 2º vinda de Yeshua, agora como Yeshua ben David (Jesus filho de Davi). (Lucas 1:32)

13  Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
14  E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.  

Daniel 7:13-14

26  “E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.”

Lucas 13:26

A vinda de Yeshua será no fim.

Em sua volta Yeshua ajuntará os salvos que estiverem vivos, não antes de ressuscitar os que dormem eventos simultâneos e visíveis a todos.

29  E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30  Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Mateus 24:29-30-31

7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele.Assim será! Amém. Ap 1:7
16  Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

I Ts 4:16-17

ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

II Tessalonicenses 2:1


26  E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

Lucas 13:26

Yeshua descerá no Monte das Oliveiras para batalha contra os ímpios, evento que se dará na sua volta.

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10  E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
11  Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
12  Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.

Atos 1:9-12

E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.
4  E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

Zacarias 14:3-4

Yeshua reinará na terra literalmente

44 “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os
reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 2:44

E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. 

Zacarias 14:9

32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.

 Lc 1:32-33

16 “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.” 

II Samuel 7:16

15  “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” 

Apocalipse 11:15

Os santos reinarão com Yeshua, serão Reis e Sacerdotes do Altíssimo.

“E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” 

Apocalipse 5 : 10

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”

 Apocalipse 20 : 4

6 “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”

Apocalipse 20:6

12 “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;”

II Timóteo 2:12

 Novos céus e nova terra após o milênio do governo de Yeshua.

Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
10  Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
11  Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
12  Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
13  Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

II Pedro 3:12-13

1    “E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”

 Apocalipse 21:1

17 “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.”

Isaias 65:17

22 “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.”

 Isaias 66:22


Louvado Seja o que vem em Nome do Senhor !

3 comentários:

Anônimo disse...

(Comentário de César) APdD! Irmão, de fato, tanto um lado como outro têm seus argumentos. O que muda é que enquanto os argumentos da enorme corrente pré-tribulacionista podem ficar vagos no sentido de exatidão do que se referem, se era realmente da igreja de Jesus Cristo, e se era realmente para buscar os seus crentes, ao que parece os argumentos pós-tribulacionistas parecem prevalecer sobre os anteriores. Creio que somente um leitura bíblica poderá elucidar para minha alma esta questão, pois somente acredito em algo quando, depois de uma leitura bíblica, aquilo é colocado em minha alma pelo poder de Deus através de seu Espírito Santo. Não vou portanto nem discordar nem concordar, mas esperar, pois, apesar de já ter lido todas aquelas partes, não estava, na época, buscando por esta questão. Aproveito para te fazer um questionamento: Os mortos desobedientes, que acordaram para a condenação eterna, ficará eternamente no inferno? Ou somente um prazo determinado, sendo depois salvos também? O inferno para os humanos será para sempre ou mil anos? Agradeço a resposta, parabenizo a postagem, muito bem referenciada, e desejo sobre ti as bênçãos de Deus!

Vanderlei L. Borkoski disse...

Aproveito para te fazer um questionamento:




Os mortos desobedientes, que acordaram para a condenação eterna, ficará eternamente no inferno?




Sim. Eles ressuscitarão para serem julgados e serão lançados no lago de fogo (o inferno é o coletivo dessas almas) ;




Ou somente um prazo determinado, sendo depois salvos também?




Essa visão de salvação, é chamada de universalismo, cresce em uma redenção que contempla até mesmo Satanás e seus anjos. Não há base bíblica para essa assertiva.




O inferno para os humanos será para sempre ou mil anos?




Não.Durante os mil anos Satanás será aprisionado, os mortos (não salvos) permanecerão mortos (no lugar de tormentos, onde tem sido os mortos não salvos desde o princípio do mundo), eles serão ressuscitados apenas após os mil anos literais.




Agradeço a resposta, parabenizo a postagem, muito bem referenciada, e desejo sobre ti as bênçãos de Deus!




Quisera D'us todos tivessem esse desejo de conhecer a palavra de D'us e viver segundo ela que contemplo em você.

D'us o abençoe !

Unknown disse...

Muitos pré ...Eles alegam que a duas vindas uma secreta ...E outra nos montes das oliveiras...Isso é Biblico ?