Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





A proibição da barba nas Assembleias de Deus





A proibição dos homens usarem barba dentro do contexto religioso cristão evangélico é bem comum e tem como princípio o coronelismo das Assembleias de Deus


EM ESPECIAL as ASSEMBLEIAS DE DE DEUS, com seus “usos e costumes” criam proibições absurdas sem fundamento bíblico, ao contrário, por vezes ferem a própria Escritura. 

Sabemos que a barba é uma característica dos homens nas narrativas bíblicas.


“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a BARBA, a BARBA DE ARÃO, e que desce à orla das suas vestes." 

(Salmos 133 : 2)


E até mesmo um MANDAMENTO DA PARTE DE DEUS para toda a tribo de Israel, conforme vemos na Torá (Pentateuco). 

“Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, NEM DANIFICAREIS AS EXTREMIDADES DA TUA BARBA.”


 (Levítico 19 : 27)


* Danificar = cortar.

Pode até parecer um mandamento “estranho”, mas que com toda certeza tem sua importância. É preciso compreender que os MANDAMENTOS de Deus se classificam em RACIONAIS (aqueles que entendemos claramente o motivo) como, por exemplo: 

“Não matarás” e os SUPRA-RACIONAIS (aqueles que não conseguimos compreender o motivo), como por exemplo: “NÃO CORTARAS AS EXTREMIDADES DA TUA BARBA”.

Mas o fato de não entendermos não invalida o mandamento. 

Mas e quanto à “igreja”, por que da proibição?

Essa proibição, não tem relação com a questão religiosa, como aparenta, mas é fruto da política partidária. (Esquerda e direita).

Antes mesmo das igrejas evangélicas surgirem, quando havia apenas a Igreja Católica (e seus ramos) e as Protestantes, os “homens de Deus” usavam barba. Basta observar as gravuras da época, como de Calvino, e posteriores como Spurgeon

O conceito de “esquerda e direita” remonta ao século XVIII. (Revolução francesa) 
Consiste basicamente, em: 

Os de “direita” são os a favor do governo e os de “esquerda” os opositores ao governo.
Nessa época os homens de direita “deixavam sua barba crescer” e os de “esquerda raspavam a barba”, a barba era um símbolo que representava a posição política do indivíduo. 

Quando do advento das Assembleias de Deus, (início do Século XX), houve uma “inversão” nesse conceito, ou seja, aqueles que tinham barba já não eram mais os de direita e sim de esquerda. Então os líderes das “igrejas” que eram partidários da direita, obrigaram os membros a rasparem suas barbas. Logo isso foi incorporado aos “usos e costumes” das Assembleias de Deus e “perpetuado”. Hoje os homens por vezes desconhecem se quer o que significa ser de “direita” ou de “esquerda”, ou até mesmo são de “esquerda”, todavia em ambos os casos, sua barba é raspada conforme reza a cartilha dos usos e costumes, em nome da tradição das Assembleias de Deus!! (conservadorismo retrógrado e descabido).


É digno de nota que os padres católicos também costumam raspar sua barba, mas no caso deles a questão é diferente, eles os fazem desde 1054 d.C para diferenciarem-se da Igreja Ortodoxa da qual até hoje os sacerdotes ostentam suas longas barbas

* A igreja Ortodoxa é fruto de uma divisão (cisma) da Igreja Católica Apostólica Romana, ocorrida em 1054 d.C

Nota: No Brasil “a barba” foi um símbolo da ditadura, assim como do comunismo alemão por causa da figura “barbada” de Karl Marx. 

(Vi pessoas serem recusadas (eu mesmo fui um) por usarem barba, e soube de outros que foram proibidos de "pregar" até mesmo por ostentarem um mero bigode)

Vale lembrar que JESUS era JUDEU e por conseguinte BARBUDO ! 

Então como podem ver, não há motivo para essa proibição absurda na igreja, essa é mais uma das muitas proibições oriundas do já citado: coronelismo das Assembleias de Deus.

A escolha deve ser livre e não imposta. 

Shalom ! 

by Vanderlei L. Borkoski

42 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo bem escrito. Gostei da exatidão do contexto histórico. Muito bom! Graças a Deus por haver pessoas compromissadas com a verdade divina acima das verdades relativas e controladoras de exclusivistas.

Anônimo disse...

Sou professor de História e OBREIRO da IEAD, entretanto, concordo com a narrativa histórica do irmão e pasmem... no dia 01/10/2016, o meu líder tocou neste assunto e disse que a explicação era que as barbas remontam ao padres capuchinos (barbudo e com capuz) que perseguiram os nossos pastores pioneiros no Brasil e por isso representavam a oposição ao nosso Senhor... então, por analogia, a barba é coisa do "mal". Ma minha Apostila de História da Igreja que eu ministro no Seminário Local, au abordei o assunto dentro do tema "A institucionalização das Ig. Ev. Assembléia de Deus", justamente no ponto em que, numa determinada AGO, uma Resolução "amarra" e "normatiza" uma série de questões de usos e costumes, dentre elas, o uso da Barba... porém, com uma fundamentação bíblica pobre e forçosamente, contra o bom senso hermenêutico e da exegese bíbica!!

João Emiliano Martins Neto disse...

Absurda a proibição do uso da barba. Absurda e antinatural, porque é comum, é normal e natural os machos da espécie humana terem barba, assim como os grandes felinos, como os leões terem juba. De tanto rapar meu pêlos faciais comecei a ferir demais o meu rosto, então, voltei a ostentar uma barba, mesmo que precocemente branca. Eu sou macho uso barba, deveras, e que o Senhor amarre o valente que queira desfigurar, danificar o sinal de macheza que é a barba do homem, somente ele imagem e glória de seu Criador e Redentor.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo.
Sou assembleia o,mas já a algum tempo tenho combatido essas posições "não bíblicas"que foram postas como regras de fé e prática.

Rodrigo santos rosa disse...

Digite seu comentário...
Sou sembleiano e tambem não concordo com essa palhaçada,Está virando um militarismo dentro de certas igrejas,os lideres querem mandar nos membros,eles estão ali para encinar a palavra ,a barba é da natureza do homem ,tirem quem queira,mas inpor é idiotisse de lideres q nao foram escolhidos por Deus,preferem ver as ovelhas no mundo , covardes,estão achando q estão agradando ha Deus ,mas na verdade esta afastando dele oq ele mas ama,as almas,canbada de idiotas.

Unknown disse...

Parabéns também acho se homem não fosse ter barba ela não crescia

Unknown disse...

Não sou a favor da pessoa chegar com a barba toda desenhada com riscos e tal,mas com a barba , cavanhaque,bigode não deveria ser proibido,pq se fosse pra ficar sem Deus não deixaria ela crescer ou estou errado pq ela cresce então

Unknown disse...

Muito bom e esclarecedor o assunto barba,sou da assembléia de Deus,e tenho usado barba desde que eu voltei pois fiquei muito tempo afastado,mas vejo muita resistência por parte dos irmãos em aceitar minha barba,até brincam comigo que preciso tirar a barba,usar terno e gravata,pois tenho muita amizade com todos,fui criado nessa igreja desde menino,mas tenho resistido e mantido minha barba,pois me sinto bem assim, concordo que hoje a igreja não é mais como antigamente nos tempos da minha mãe,que usava cabelos e roupas compridas,não usava brinco,nem correntinha no pescoço,e hoje o que se vê é tudo isso dentro das igrejas,será que uma barba realmente é pecado?
O que Deus quer de nós é santidade,e que o sirvamos em espirito e verdade.

Unknown disse...

de fato irmao nao aparece trecho biblico que proiba o uso de barba,mas e melhor o homen de barba raspada de que um homen barbudo e alem do mais nâo peca quem raspa a barba e uma pergunta essa historia de barba nâo seria costume judaico

Iago Barros disse...

Muito bom o seu comentário, sou membro da CCB e a mesma por "ter saído" de suas origens da Assembleia, acabou adotando isso como uma doutrina, só que como você mesmo disse e bem sabemos, não há nenhuma base bíblica para tal fundamento dessas igrejas.

Pamela disse...

Somos da assembleia tambem e sempre vi essa exclusao dos barbudos... meu marido e recem convertido e super barbudo.. e disse que muitos ali ja comecaram a cutucar sobre tal 😡 ate mesmo disseram no pulpito q tinham irmaos com a cara suja aff ... e cada coisa ! Falei p ele nao tirar a barba pois se querem doutrinar os barbudos terao que doutrinar as irmandades dos shorts e calças e brincos no culto ! E haja dito ... obgr pelo texto estarei lendo para ele, pois qndo os pastores for cobrar dele ele tera uma boa resposta ☺

Pamela disse...

Muito bom ! Somos da assembleia tambem e meu marido e recem batizado .. e BARBUDO kk .. ele se doeu pois um diacono durante a pregaçao disse que tem irmaos com a cara suja kkk sitando a barba aff !! E ele tem sentido q o pastor vai pedir p ele tirar a barba kkk .. eu disse p ele nao tirar pois se querem doutrinar os barbudos terao que doutrinar as irmandades dos shorts calça regatinhas e brincos no culto !😠 e agora depois deste texto estou mais esclarecida e mostrarei a ele um otima resposta p dar a quem se doer com a barba ! É cada coisa q esse povo implica ! Tem irmandade perdida no pecado ... pessoas indo p inferno la no mundao e eles olhando p barba !😑😑

Unknown disse...

Parabéns pela coragem de expor um assunto que nossos pastores veiacoa não permitem debater dentro dos templos.O meu "líder" ensina que crente que usa barba e bode..da pra entender um cabra desse? Vamos em frente.

Unknown disse...

Sou Presbítero das Assembléias de Deus em Salvador-Bahia. E me deparo com essas coisas ridículas. Meu Líder informa que quem usa barba ou cavanhaque é bode, uma vez que em Israel a cultura não diferencia, barba, costeleta ou cavanhaque ou bigode. Tudo é barba. Parabéns pelo artigo varão.

Evan disse...

Parabéns ao autor pelo contexto simples e esplêndido pautado na verdade bíblica. Ja frequentei várias denominações e hoje o que se vê são usos e costumes do homem, esquecendo que acima de tudo a verdade de Deus prevalece.

Unknown disse...

É simples irmãos saiam dessas igrejas de fariseus tem muitas igrejas boas evangélicas que permitem barba, Evangelho Quadrangular, Aliança Cristã, Encontros de fé, algumas ramificações da batista entre outras, Deus não olha a aparência 1 Samuel 16.7 mais olha as obras romanos 12.1 esvaziem essas igrejas com doutrinas de homem e serão obrigados a mexer no estatuto da igreja....

Unknown disse...

parabéns pelo artigo,hj infelizmente eu evangelista da Ass.Deus. não posso mais ministrar a palavra de Deus porque uso barba,mas estou firmado na rocha que é Cristo,quem sabe um dia muda esses conceitos

Unknown disse...

E uma vergonha isso que estão fazendo hoje nas igrejas, esses fariseus não entram no reino e não deixam entrar quem quer entrar,Jesus e maravilhoso e não quer saber se vc usa barba ou não, oq ele requer de nós e que tenhamos uma vida íntegra e que o agrade, e não essa besteira de que estão fazendo Ascepcao de pessoas dentro das igrejas, lamentável!!!!!

José Gerlan disse...

Artigo excelente!

V@lério Explorer disse...

Usar barba tem total apoio bíblico. Deus ordenou que os hebreus)judeus usassem barba. Jesus sendo judeu e cumpriu a lei, usava barba. Mesmo os pais da igreja usavam barbas. Se comprarmos o livro Heróis da Fé da Casa Publicadora das Assembleias de Deus-CPAD, todos usavam barbas, davi, Arao dentre outros usavam barbas.

V@lério Explorer disse...

Jesus usava barba. Aarao usava barba e todo judeu da época usava. Quem colocou a barba no homem, senão o próprio Deus.

Unknown disse...

Sou música da casa do senhor e fui proibido de cantar estou agora no banco por conta de minha barba .O que mai me deixa revoltado é o Fato que eles dizem que isso é uma doutrina da igreja porém as mulheres usam maquiagem, cortam os cabelos ,pintam as unhas ,usam roupas indecentes e fazem tudo o que antes era doutrina mais só a barba é proibido.Porque só as mulheres podem fazer o que quiser e os homens tem que viversobre um julgo tolo e imbecil desses.?

Unknown disse...

Artigo muito bem explicado. Fui da Assembleia por cerca de 25 anos, sempre questionei os vários costumes da igreja em questão. Como sou militar nunca usei barba mas após ir para reserva adotei o novo visual com barba baixa, outros membros já usavam. Certa vez o pastor local comunicou que os irmãos que usavam barbas não poderiam exercer qualquer função na igreja, ordens vindas do pr presidente. Perguntei porque o uso de bigode era aceito e o de barba não, simplesmente não me respondeu pois era usuário do bigode.

Anônimo disse...

Realmente um rosto sem barba fica mais afeminado, ao passo que com barba mais masculino.
Deus jamais colocaria barba no Homem só para lhe dar o trabalho de raspar.
Deus fez tudo perfeito mas os pastores adicionam muitas coisas extra bíblica.É ridículo um Homem ser privado daquilo que faz parte de sua própria natureza que DEUS LHE DEU.
Temos que combater esse autoritarismo.

Unknown disse...

É isso aí é o que eu sempre bati de frente por que Jesus Cristo usava e nós não podemos ficar aí mais uma espricacao

Unknown disse...

É isso aí é o que eu sempre bati de frente por que Jesus Cristo usava e nós não podemos ficar aí mais uma espricacao

Kaique jassley disse...

A assembléia dos homens, e sua doutrinas de homens. Lamentável!

Unknown disse...

👍👍👍🙏🙏isso mesmo sou coordenadoresde adolescentes em uma igreja na assembléia de deus.e não usava barba ,e essa semana passei a usar e fui convidado a retira-la hoje por meu líder local..não com essas palavras mas eu entendi o recado.deus que de sabedoria a tds líderes e pastores

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo. Sou assembleiano, mas concordo com esse ponto de vista.

coutinho disse...

Perfeita essa matéria!! Estou de pleno acordo!!

tonnybraw disse...

Sou Assembleiano,e,ao passar por outro irmão, me disse para tirar o cavanhaque...então citei meu versículo:
Aquele que quer que eu tire o cavanhaque,que tire primeiro seu bigode!

Unknown disse...

Bom eu só diácono na assembleia.donde o estatuto feito por homens específica a não usar barba foi repreendido por isso.mas eu não concordo com esse estatuto e com neium outro que não tenha base na palavra de Deus..eu sei que não sou o único a descordar com dito e escrito estatuto...tudo aquelo que e anti biblico não vou seguir..ou a gente prega a verdade o não prega nada .e hora de mudar isso ....

Antenor Holanda disse...

Não é pecado deixar a barba crescer, "pecado" é não cuidar da barba do jeito que tem que ser cuidada e deixá-la crescer de qualquer jeito.

Unknown disse...

SOU ASSEMBLEIANO E TEM MUITA COISA QUE SÃO PRECEITOS HUMANOS. NA VERDADE A RELIGIOSIDADE ESTÁ MATANDO O EVANGELHO.
Tem muita gente boa engolindo um camelo e se engasgando com um mosquito.ISSO É COISA DE FARISEU!!!

Unknown disse...

Realmente pecado? Nunca foi e nunca será pecado o uso de barba! Encontramos muitos textos biblicos a respeito da barba! E de como agrada a Deus o uso dela.

Unknown disse...

Sou assembleiano e essa questão me entristece, pois se formos analisar hoje Abraão, Noé, Jacó, Paulo,os discípulos e o próprio Jesus não seriam bem recepcionados em nossa igreja, devido ao ato político da instituição, coisa típica de fariseu.

Unknown disse...

Como pode ser pecado se é coisa uma natural, não podemos impedir que nasça barba no nosso rosto!

Unknown disse...

As Assembleias de Deus e suas teologias
que não se encontram na bíblia.

Unknown disse...

Boa tarde sou da assembleia de Deus
Faz 27 anos tem pouco tempo que meu esposo voltou para igreja .onde tanto como eu era desde pequena como ele também
Mais infelizmente na terça feira passada meu esposo se entristeceu com algumas palavras que o pastor disse a respeito de barba meu esposo também usa cavanhaque .ficou muito triste porque o pastor disse que ele era pastor de ovelhas não de bode velho disse também que era para os homens ir de barbixa para igreja ficamos muito triste com tudo isso .meu esposo disse que não vai mais para igreja . Eu estou muito triste com tudo isso Deus abençoe pelo artigo .estava pensando se era errado o homem realmente usar barba achei que o problema era nossa .mais depois desse artigo vejo totalmente diferente obg .

Unknown disse...

Sou membro da assembléia de Deus, acho a proibição de uso de barba de um autoritarismo ignorante anti bíblico, uma religiosidade. Deus não tá nem aí pra sua barba,ele quer sua obediência sua palavra.No mínimo quem inventou isso tinha uma barba feia ou nem tinha barba e tinha inveja de quem tinha uma barba vistosa. Agora vamos a palavra porque uma pessoa divorciada que a bíblia fala que se casar de novo adultera pode ser pastor da assembléia de Deus? Faz sentido?

FERNANDO JOSINO disse...

Concordo com o irmão fazer riscos na barba ja é sensualidade.

eu disse...

Até onde sei, sim, era costume judaico o uso da barba, e um costume romano raspar a barba. O que indica que Jesus usou barba, já que ele respeitou a lei judaica. Ou seja, a barba não te leva para o inferno. Paulo quando fala sobre vãs doutrinas deixa claro que só servem para afastar as pessoas do verdadeiro evangelho.
Quer usar barba, use. Quer raspar a barba, que assim o faça. A salvação não passa por isso como alguns teimam em pregar. Alguém sabe quem foi William Seymour? Pois bem, usava barba. E falamos do avivamento da rua azusa até hoje. Enquanto alguns perdem tempo com essas discussões, grandes homens de Deus, e muitos barbudos tem trabalhado para a expansão do Reino incansavelmente ao longo da história. E sabem porque não se importaram com a barba ? Porque não tinham tempo pra isso.