Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Jesus de Nazaré - Mateus 2:19


Em Mateus Capítulo 2 versículo 19 o Apostolo Mateus (Matyttiahu) diz :

"Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito,
Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno."

Contudo, no período que compreende a Tanah (Antigo Testamento) não havia uma cidade chamada Nazaré, nem tão pouco alguma profecia concernente a esta cidade.

Isto pode parecer então um texto interpolado (não original aos Escritos), ou mesmo uma invenção do Apostolo. Porém a resposta encontrá-se no hebraico. 

A palavra Nazaré em hebraico é Natzeret  e Nazareno é Natzarit (transcrição fonética do hebraico)

Na Tanah (AT) temos uma passagem em Isaías 11:1 onde o profeta diz:

"Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará." 

Esta palavra "rebento" significa: ramo /galho, referindo a Jesus (Yeshua) como um renovo que viria. 

Pois bem, esta palavra em hebraico é: Netzer, logo Yeshua não seria  Natzarit e sim Netzer.

Segundo o erudito judeu: David H. Stern, o que Mateus fez foi um jogo de palavras a profecia, e isto é bem provável, basta lembrar que Yeshua fez isto também com Pedro (Kefas), ao dizer: 

"Pois também eu te digo que tu és Pedro (Petros -Pedra) e sobre esta pedra (Pétra - Rocha) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mateus 16 : 18) 

* Yeshua refindo-se a si mesmo como Rocha, enquanto Pedro era uma pedra.

Como informação complementar, vale salientar que Nazireu (Que é aquele que faz o voto de Nazireado "Separado / Consagrado a Deus"), em hebraico é: Nazir da raiz Nazar.

Outro fato interessante é que os cristãos  em hebraico moderno são chamados: Notzri, uma variação de Natzrati. (Mt 2:23 / At 2:5)



Louvado seja D'us em nome de Yeshua ! 

by Vanderlei L. Borkoski

0 comentários: