Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Dízimos, Ofertas e Contribuições (A verdade Bíblica)




Dízimos , Ofertas e Contribuições


Dízimo de Abraão (despojos de guerra entregue ao Kohen Melquisede;)* Aqui o Dízimo era uma oferta de agradecimento

Prática comum de ofertar dos despojos de guerra conforme vemos em Nm 31

Genesis 14:20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo (Maasar   מַעֲשֵׂר) de tudo. (Gen 14:20 ARC)

Dízimo de Jacó (Iacov)  (Voto)

Jacó estabeleceu que SE Deus o abençoa-se daria o dízimo de tudo que VIESSE a ter.

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus;(Gn 28:20-21)

ARC  Genesis 28:22 e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo (Asar   עָשַׂר  )

Dízimo como mandamento (Mitzvah):

Sustento da tribo de Levi (Os mesmos não tinham porção de terra e eram responsáveis esxclusivamente pela manutenção do Tabernáculo e posteriormente do Templo (Beit Hamikdash “Casa da Santidade”)

ARC  Numeros 18:21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos  (Maasar  מַעֲשֵׂר ) em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação. (Num 18:21 ARC)

ARC  Numeros 18:24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdareis. (Num 18:24 ARC)

Foi estipulado aos Levitas um dízimo do dízimo.

ARC  Numeros 18:26 Também falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR: o dízimo dos dízimos. (Num 18:26 ARC)

Dízimo é a décima parte da produção dos Israelitas (produção do plantio e criação de gado)

ARC  Leviticos 27:30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
 (Lev 27:30 ARC)

ARC  Leviticos 27:32 No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR. (Lev 27:32 ARC)

*Aqui se faz menção a votos particulares (Ler Levíticos 27)


O Dízimo era para o sustento dos Levitas e também dos Órfãos e Viúvas (Classes necessitadas; * Aqui começa a diferença entre os três tipos de Dízimos)

ARC  Deuteronômio 26:12 Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então, a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem.
 (Deu 26:12 ARC)

Festa trienal dos dízimos para a caridade

ARC  Deuteronômio 14:28-29 Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas. Então, virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres. (Deu 14:28-29 ARC)

Citações sobre o dízimo no Novo Testamento

Yeshua fala ao Fariseus que continuem dizimando, mas que não esqueçam do mais importante da Lei (Torah).

ARC  Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas. (Mat 23:23 ARC) e Lc 11.42

Vale salientar que Yeshua  era nascido sob a Lei e cumpria a Lei. (Gl 4.4 , Mt 5.17)

As demais citações são as do livro dos Hebreus, onde sugere a mudança do sacerdócio Aaronico pelo de Melquisedeque  e não estabelece (e nem restabelece o dízimo)

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.”
(Hb 7:1-9)

Roubara o homem nos dízimos e ofertas?

O roubo em questão foi realizado pelos sacerdotes de Israel, haja vista o livro de Malaquias inteiro ser uma acusação do Eterno as práticas erradas dos sacerdotes.

ARC  Malaquias  1:1 Peso da palavra do SENHOR contra Israel, pelo ministério de Malaquias.
 (Mal 1:1 ARC)

ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? (Ml 1:6c)

Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado?(Ml 1:7)

Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós. (Ml 2:1)


Enfadais ao SENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos?
(Ml 2:17)

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. (Ml 3:8-9)
Os sacerdotes recebiam os dízimos das tribos porém não repassavam aos levitas (ou o faziam em quantidade inferior a recebida) e também desamparavam o necessitado (órfãos e viúvas)

A ordem era para trazer os dízimos à casa do tesouro, para que não faltassem mantimentos.

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na
minha casa...(Ml :3:10 a)

Onde era a casa do tesouro? Nas câmaras do Templo

E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro. (Ne 10 : 38)

O que é o “devorador”? Uma qualidade de gafanhoto.

Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. (Lv 11 : 22)

E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ml 3 : 11)

Ofertas estipuladas na Lei ( קֹרְבָּן qorban {kor-bawn'} * Olah Korbano é uma oferta de sangue, um holocausto ou sacrifício)


ü  Ofertas de alimentos (L v 2.1-3, Lv 2.4-10, Lv 2.14-16)
ü  Oferta diária de incenso (Êx 30.7-9)
ü  Ofertas por pecados involuntários (Lv 4.2-12 , Lv 4.13-21 , Nm 15.22-26, Lv 4.22-26, Lv 4.27-35, Nm 15.27-29)
ü  Lei das ofertas pelo pecado (Lv 6.25-30)
ü  Oferta pelo pecado na Consagração de Arão e seus filhos (Êx 29.10-14, 35,36)
ü  Oferta pela culpa de pecados especiais (Lv 5.15-16 ; Lv 5.17-19 ; Lv 6.6-7)
ü  A lei das ofertas pela culpa (Lv 7.1-10)
ü  Ofertas pelo pecado no dia da expiação (Êx 30.10 ; Lv 16.2-4 , Lv 16.5-10 ; Lv 16.11-14 ; Lv 16.15-19 ; Lv 16.23-28)
ü  Holocaustos (Lv 1.2-9 ; Lv 1.10-13 ;Lv 1.14-17 ; Lv 6.9-13)
ü  Ofertas de comunhão (Lv 3.1-5 ; Lv 3.6-17)
ü  Lei das ofertas de comunhão (Lv 7.11-14 ; Lv 7.15-18 ; Lv 19.5-8 ; Lv 7.19-21 ;
       Lv 7.29-36)
ü  Ofertas voluntárias (Êx 24.5-6 ; Nm 31.54 ; Jz 21.4 ;I Sm 1.3 , 9.14, 10.8 ,16.2-5 ; I Cr 29.21 ;I Rs 8.62-64 ; II Cr 15.9-11 ; II Cr 29.20-28 ; 31-36; Ed 8.35)



Ensinamentos de Yeshua quanto às contribuições.

Yeshua recebia ofertas (ajuda / Tsedakah) (Jo  12:6) e nos orienta a ofertar, esta é a base da doutrina apostólica.

Yeshua mostrou o modelo de generosidade na contribuição.

E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento. (Mc 12:41-44)

·         Arca do tesouro = γαζοφυλάκιον gazophulakion (gazofilácio) - Urna onde se deposita a oferta de dinheiro.

Yeshua ensinou sobre ofertar no sermão do monte.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons (Aym HaTov), todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus (Aym HaRá) , o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mt 6:22-23)

·        Ayn HaTov (Generosidade) / Ayn Hará (Avareza)

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Lc 6.38)


Qual o ensino Apostólico consoante as contribuições?


Devem ser voluntárias.

Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. (II Co 8:3)

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (II Co 9:7)

E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
 (At 11:27-30)


Devem ser para auxiliar aos necessitados e aos que realizam a obra.
 (I Co 9 / Fp 4:15 (Auxilio  aos que vivem para o Evangelho (Bessorot  Tovot - Boas Novas)

Ver Atos Atos 6, I Tm 5, Tg 1:27 (Auxilio aos necessitados)

A coleta era feita semanalmente no primeiro dia da Semana, ou seja, após o Shabat (descanso)

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas (logeia) quando eu chegar.
E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva (charis) a Jerusalém.  (I Co 16:1-3)

·        λογεία  (logeia) = (Coleta do dinheiro arrecadado para alivio dos pobres)
·        χάρις (charis) = grace, gentileza (Raiz da palavra Caridade).




Novamente fica constatado que as ofertas eram para auxilio aos necessitados (neste caso os de Jerusalém).

Está é a distinção entre dízimos e oferta veterotestamentários e as ofertas neotestamentarias.


Dízimos para os Levitas, Ofertas para Adonai e Contribuições para os necessitados.

*O Dízimo não é mencionado pelos Talmidim na Aliança Renovada simplesmente porque eles já pagavam o dízimo regularmente (entregavam no Templo), por isso não tinha a necessidade de se ordenar outra vez.

*A cobrança do Dizimo cessou após a destruição de Jerusalém e do Templo no ano 70 e.c., hoje, os judeus não cobram os  Dízimos porque não tem o Templo de pé, mas a Mitzvá do Dízimo ainda está valendo, ela não foi abolida e nem Yeshua a aboliu, apenas não se recolhe porque não tem o lugar (estabelecido por Deus) para onde mandar os Dízimos.


3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, Vanderlei L. Borkoski!

Primeiramente parabenizo a você por dedicar uma grande parte da sua vida (tempo) 'as Palavras da Sagrada Escritura, pois pouquíssimos seres humanos têm tempo para o nosso Criador... A maioria não dispõe um tempo para CONVERSAREM com Ele... Não têm tempo para DIVULGAR o Evangelho...

Eu sempre tive uma grande dúvida com relação a estas cobranças dos DI'ZIMOS (10% em DINHEIRO, GRANA) pelos pastores das igrejas de hoje. Mesmo porquê, conforme mostram -se lá no Canal do YouTube, existem dezenas de vídeos nos mostrando como os dízimos são ROUBADOS pela maioria dos pastores pelo mundo afora, ENRIQUECENDO-SE ILICITAMENTE através da insistência cobrança mensal de dízimos (10%) na forma de DINHEIRO, GRANA, não convertendo totalmente os dízimos nas obras de Deus, mas - sim - em patrimônios particulares (muitos pastores são MILIONA'RIOS 'as custas dos dízimos). Inclusive, alguns pastores CONDENAM ETERNAMENTE AO INFERNO as pessoas que não entregam mensalmente os dízimos (DINHEIRO, GRANA) para eles (pastores).

Li muitos depoimentos de pastores sobre este assunto e muitos dizem que dízimo e' uma obrigação divina, sim; e muitos outros dizem que NÃO, afirmando que esta pra'tica de cobrança (e na forma de AMEAÇAS AO INFERNO) e' uma FARSA, ENGANAÇÃO do povo.

Li o seu depoimento (tese), explicação, muito bem fundamentada, mas como você utilizou muitas palavras GREGAS, confesso-lhe que eu fiquei um pouco confuso com relação 'a sua conclusão. Então (desculpe-me pela minha ignorância) pergunto-lhe como conclusão final: devemos ou NÃO ofertar, mensalmente, ofertar os dízimos, retirando dos nossos salários mensais 10% dele (DINHEIRO, GRANA) e entregar para os pastores???

Saudações e que DEUS nos abençoe hoje e sempre!!!

Atenciosamente,

Jose' Geraldo

Vanderlei L. Borkoski disse...

Shalom José Geraldo.

De forma bem sintetizada vou lhe responder:

Não devemos dizimar, este mandamento era pertinente aos Levitas, e está suspenso desde a destruição do Templo.

À Igreja cabe a contribuição voluntária (de coração), não existe um percentual ou valor estipulado e tão pouco obrigatoriedade.

No meu caso, Eu não dizimo, contribuo com bens, por exemplo cadeiras, mesa, um armário, alimentos ou até mesmo uma quantia em dinheiro para um fim determindado sempre que acho necessário e se tiver certeza da honestidade, da necessidade e do fim específico para o qual se destina a contribuição (Não chamo de oferta).

Paz!

Anônimo disse...

Bom dia, prezado Vanderlei L. Borkoski!

OK! Muito obrigado pelas suas valiosas orientações (interpretações) acerca dos dízimos a que se refere a Bíblia Sagrada. Estou começando agora (de uns meses para cá) a dedicar partes do meu dia para conversar com o nosso Criador. E eu já constatei, na condição de leigo bíblico que sou ainda, passagens bíblicas para as quais devemos nos recorrer a pessoas que realmente sabem interpretar VERDADEIRAMENTE as Palavras da Sagrada Escritura - para o nosso perfeito entendimento - a fim de que não sejamos enganados e que não multipliquemos falsas informações para outras pessoas acerca do que realmente as Palavras Sagradas que nos informar.

Saudações e fique com Deus! E que Ele nos livre sempre dos anjos maus!