Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
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O dom de linguas.



O Dom de línguas é um assunto um tanto controverso nos estudos da Bíblia. Existem várias interpretações do dom, pretendo explanar brevemente sobre os mesmos, e como já é praxe passar todas as teses pelo crivo, de sorte que vamos compreender de fato o que é, como se deu e como se dá hoje esse dom. 

A primeira manifestação do dom de línguas se deu na efusão do Espírito Santo no dia de pentecostes, onde estavam reunidos os apóstolos e muitos discípulos, cumprindo a ordem de Cristo de aguardar até que do céu fossem revestidos de poder.

A efusão do Espírito Santo veio como línguas de fogo sobre cada um que lá estava.

"E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

Atos 2:1-4

Os carismáticos (pentecostais) entendem ser (em geral) ser esta a mesma manifestação encontrada em suas igrejas (o falar em línguas estranhas), por sua vez os protestantes (a exemplo: Batistas, Presbiterianos, etc.) entendem ser este sim um dom espiritual, contudo discordam ser "línguas estranhas", e trata-se sim de dom de "línguas estrangeiras".

Por essas duas perspectivas todas as demais manifestações registradas nas Sagradas Escrituras são ou uma coisa ou outra, ou seja, ou são línguas estranhas ou são línguas estrangeiras.

A questão é: Quem está com a razão? Os carismáticos ou os protestantes e demais grupos cristãos?

Antes de responder a essa pergunta, vou complicar um pouco mais. Os carismáticos (pentecostais) entendem ser esse o mesmo dom do período apostólico e permanece até hoje. Já as demais denominações entendem que esse dom esse encerrou com a Canon Bíblico.

Agora vamos esclarecer ambas as assertivas.

Sem dúvida alguma no dia de Pentecostes o que houve foi o derramamento do Espírito e que permitiu que cada um que lá estava fala-se em sua própria língua e entende-se da mesma forma, mesmo havendo o agravante de haver homens de várias nações cada qual com seu idioma.

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 
"Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus."

 Atos 2:8-11

Nesse caso em especial a razão fica com os Protestantes, esse foi indubitavelmente uma manifestação do dom de línguas estrangeiras. A essa manifestação dá-se o nome de Xenolalia. Mas isso não encerra a questão.

O registro do falar em línguas encontra-se em Atos 10, aqui vemos Pedro evangelizando a Cornélio homem gentio (não judeu), e ambos travam um diálogo, é importante observar isso porque nos demonstra que não haveria necessidade alguma  de uma manifestação de línguas estrangeiras uma vez que ambos se comunicavam perfeitamente. 

"E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado." Atos 10:27

No decurso dessa reunião, o Espírito Santo de Deus foi derramado e foi concebido a Cornélio que fala-se em línguas e como eu já disse seria no mínimo redundante que fosse línguas estrangeiras. Eis então aqui a primeira manifestação de línguas estranhas (espirituais). 

 "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus."

Atos 10:44-46

As chamadas línguas estranhas (espirituais), recebem o nome de Glossolalia. Até aqui ficou patente que há então duas manifestações distintas do dom de línguas, a saber: Xenolalia e Glossolalia.

Vejamos outro exemplo e uma explanação de Paulo acerca dos Dons, dirigida a Igreja de Corinto.

"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." Atos 19:6

Nesta passagem Paulo encontrava-se em Éfeso e deparou-se com discípulos que já haviam sido batizados com o batismo do arrependimento de João, mas ainda não haviam recebido o batismo de fogo de Cristo, então ao lhes impor as mãos foram batizados com fogo, falaram e línguas e profetizaram. O ponto interessante é que estavam em Éfeso e todos eram nativos de lá, sendo assim não haveria necessidade do manifestar de línguas estrangeiras, que línguas então foram essas? Exato, línguas estranhas (espírituais) .

 Epístola de Paulo aos Coríntios.

 Os santos de Corinto estavam muito cheios de si, se ufanando das manifestações dos dons, em especial o de línguas, por esta razão Paulo achou por bem escrevê-los a fim de orientá-los.

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes." I Co 12:1

No capítulo 12 Paulo fala da diversidade dos dons, e esclarece que nem todos tem os mesmos dons, a diversidade de dons mas um só doador, que é o Espírito Santo.

"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." I Co 12:4

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

I Co 12:7-11

Aqui existem dois axiomas:

1º. Os dons foram distribuídos pelo Espírito e ainda o são, ou seja, não se extinguiram com a Canon Bíblico  como alegam alguns cristãos. 

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;"
 
Marcos 16:17

Neste caso não fica claro que dom de línguas seguirá (se um , se outro, se ambos), mas uma coisa é certa, não existe indício nenhum que Jesus referiu-se a algo temporário.Jesus aqui instruía a cerca do prosélito (IDE) as nações.

Mais um motivo para entender que os dons do Espírito não cessaram com o Canon, encontra-se em Romanos 13.

"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;" I Co 13:8

As profecias já foram aniquiladas? (Ou ainda resta a serem cumpridas? basta ler Apocalipse e ver que ainda há profecias a se cumprirem), A ciência desapareceu, ou tem se multiplicado? (Daniel 12:4)

Aqui Paulo afirma que as línguas cessariam, mas quando viesse o que é perfeito, e o que seria perfeito? O Canon Bíblico ou Jesus Cristo?

2º. Nem todos falam em línguas, pois é o Espírito que distribui os dons de acordo com sua vontade. Por essa razão a tese pentecostal de que só é batizado no Espírito Santo aquele que fala em línguas, cai por terra, pois nem todos falam línguas.

"Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
"

I Co 12:29-30

Fato é que o falar em línguas é uma evidência externa do Batismo no Espírito Santo, não obstante o não falar de forma alguma é evidência do não Batismo no Espírito Santo. Não são inversamente proporcionais estás assertivas.

Outras evidências externas são, o dom de profecias e a intrepidez na pregação do Evangelho.

Há ainda os que fazem distinção entre o falar em línguas como dom e como sinal de batismo, mas não encontro na Bíblia evidências para afirmar que seja certa essa assertiva.

Nota: Em Atos 8, Simão o mágico, foi batizado após ouvir a pregação de Filipe e ver os sinais que realizava.Ficando atônito. (Atos 8:13)
Além de Simão, muitos foram batizados pelos mesmos motivos, o ponto é o seguinte, os que defendem a tese de que só é batizado no Espírito Santo quem fala em línguas, assevera que Simão quis comprar o dom do Espírito Santo com dinheiro, oferta essa que fez a Pedro, ao ver que muitos eram batizados com fogo após Pedro impor as mãos. 

 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

  Atos 8:16

Então alegam os pentecostais que ele viu algo diferente, e esse algo seria o falar em línguas, logo, só batismo de fogo = falar em línguas.
Mas essa assertiva não se sustenta, Filipe também fez sinais e potencialmente pode ter falado em línguas, a diferença entre ele e Pedro está no seguinte: Filipe batizou com água e Pedro com Fogo (Espírito Santo), Simão percebeu que aquilo que Filipe tinha, era o mesmo que Pedro distribuía através da imposição de mãos. E isso contemplava não só o falar em línguas, mas também os outros sinais (como curar os enfermos, e profetizar). E era esse poder (em sua totalidade) que Simão buscava. Simples assim.

Nota II: 

 Baseando-nos no magistério (ensino) de Paulo, podemos constatar que as Igrejas Carismáticas (pentecostais) erram no exercício do dom de línguas.
É-nos ensinado que devemos falar em língua apenas se houver quem interprete, contudo, há muitos pregadores, pastores e irmãos que falam em línguas durante o tempo de instrução da Igreja, em suas pregações e demais ocasiões. O problema com isso, é que a Igreja não é edificada, tão somente quem faz uso do dom. Outro ponto, há pessoas que falam línguas realmente estranhas (não espirituais), no meio pentecostal é chamado de "fogo estranho".
No meio carismático existe uma fixação tão grande pelo dom de línguas que me remete sempre a lembrança da Igreja em Corinto.

"Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios."  I Co 14:2 


"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. "   I Co 14:5 

"E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. "

I Co 14:27-28


Nota III:

 Sou Pentecostal, mas como pode notar isso não é motivo pra que me empurrem toda sorte de doutrinas, goela abaixo.


Em suma:

Há duas manifestações distintas do dom de línguas;

O dom de línguas não cessou;

Não é evidência única do batismo no Espírito Santo; 

Deve-se falar desde que haja interprete do contrário deve falar consigo mesmo ; 



Elohim Mélech Néder