Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Conclamação

Todos os textos aqui postados são de minha autoria, salvo aqueles em que estiverem as devidas referências bibliográficas e links.
Devemos ser originais em nossas colocações, mas não imaginários e sim embasados tão somente nas sagradas escrituras e respaldados pela lingüística, ciência, história e legislação humana.




Direitos do Blog

O blog Jesus Cristo Príncipe da Paz tem seus direitos respaldados nos incisos IV, VI e IX do artigo 5º da Constituição Federal, abaixo transcritos:



IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”

VI – “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes.”

IX – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.



Respalda-se também Lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege o seguinte:

Art. 46: Não constitui ofensa aos direitos autorais:– a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e obra.





Diáspora Judaica- Judeus Asquenazi e Judeus Sefaradi



A principio defini-se diáspora por:  Dispersão de uma povo por motivos políticos religiosos. 

Os judeus por conta da diáspora , instalaram-se na Europa, mais precisamente na Espanha e na Alemanha.

Os que se instalaram na Espanha são chamados Sefaradim, derivado do termo Bíblico "Sefarad".

"E os cativos deste exército, dos filhos de Israel, possuirão os cananeus, até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do sul."

(Obadias 1:20)

Sefarad = Espanhol   /  Sefaradim = Espanhois 

A Espanha se tornou a maior colonia judaica até 1492, então foram expulsos. Essa expulsão fez com que emigrassem para Portugal, Turquia, Holanda, Itália, França, Marrocos, norte da África, etc.

Os judeus Sefaradim instalados em Portugal, fugiram para o Brasil em 1500.

Os judeus Sefaradim ficaram 14 séculos isolados de Israel.

Quanto aos judeus instalados na Alemanha, tem seu nome derivado do termo Bíblico "Ashquenaz", conforme Gênesis 10:3

"E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma."

Estes foram a segunda maior colonia judaica. Da Alemanha espalharam-se mais para o leste europeu: Ucrânia, Rússia, e Polônia (principalmente).

Asquenaz = Alemão / Asquenazim = Alemães


É válido salientar que a Diáspora judaica foi impulsionada pela expulsão dos mesmos de Jerusalém em 135 a.C pelo imperador Adriano, que permitia apenas que os mesmos retornassem um dia por ano para celebração do luto pela destruição do Templo (Beit Ha Mikidash).

Houve é claro outros períodos de diáspora, pode se considerar também o cativeiro babilônico em 587 a.C, do qual nem todos os judeus regressaram, sendo que muitos preferiram lá permanecer. Já havia uma comunidade instalada.

Mesmo tendo se espalhados ao todo por mais de 100 países, os judeus conseguiram manter vivas até hoje, suas crenças e tradições, nisto vemos claramente a mão de Deus !

Shalom. 

by Vanderlei l. Borkoski