Exclusivismo Cristão


Vivemos um tempo muito semelhante àquele em que Jesus viveu.Em sua época o Senhor deparou-se com grupos religiosos segmentados dentro do judaísmo.Ou seja, Deus estabeleceu uma nação, e para essa nação leis, morais, civis e cerimoniais.Criou para si um povo. Com o passar dos anos (conforme a história de Israel) , chegou o tempo de Jesus, e nesse tempo haviam os Saduceus, os Fariseus, os Essênios, os Herodianos entre outros pequenos grupos.Como já citei nesse texto, segmentados do mesmo conjunto de ensinamentos, e diretrizes divinas.Hoje cerca de 2010 anos depois, estamos também segmentados dentro do Cristianismo. Uns dizendo-se de Paulo, outros de Apolo.

"Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." (I Co 3:4-7)


Dentro do nosso Cristianismo hoje temos muitas "religiões", a saber as principais:
  • Catolicismo Romano (Igreja Católica Apostólica Romana)- Alega ser a única igreja verdadeira na face da terra, crêem (ou querem nos fazer crer) que foi fundada pelo Apóstolo Pedro (que no caso seria o 1º. Papa).Logo o Papa é a infalível autoridade de Deus na terra, e a salvação depende diretamente de sermos membros dessa igreja e crermos na "Sua Santidade o Papa".

  • Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) - Alega ser a única igreja verdadeira na face da terra, crêem que a autoridade de Deus na terra (sacerdócio) encerrou com a morte dos Apóstolos, e que por vontade de Deus foi restabelecida na pessoa de Joseph Smith (profeta e restaurador da igreja), logo todo sacramento realizado em qualquer outra igreja cristã não tem valor , por não haver a autoridade (sacerdócio) concedido a Joseph Smith, ou seja fora da igreja mórmon, não a salvação.


  • Igreja Adventista do Sétimo Dia - Alega ser a única igreja verdadeira na face da terra, crêem que a salvação do homem depende dos ensinamentos de sua profetiza Ellen White (o espírito de profecia), e da guarda do Sábado bíblico (aquele estabelecido como pacto perpétuo à nação de Israel), mas mesmo se você guardar o Sábado, não será salvo se não for membro da igreja Adventista (consideram-se a igreja de Cristo descrita no Apocalipse de João), ou seja não há salvação fora da Adventista.

  • Testemunhas de Jeová (Sociedade Torre de Vigia) - Alega ser a única igreja verdadeira na face da terra, crêem que Deus "levantou a Sociedade Torre de Vigia" na pessoa de seu fundador (o ex-Adventista do 7º. Dia) Charles T. Russel, e por isso "batem de porta em porta" pregando seu evangelho, para que possam abtar na terra e não serem destruídos no Armagedom, porque segundo eles só 144.000 habitarão no céu (dos quais a maioria já morreram e restam um número já comprometido, cerca de 9.000 para ir para o céu, e é claro todas Testemunhas), em suma, fora do Salão do Reino não há Salvação. Existem outras igrejas, outro grupos e movimentos, mas esses são os que mais crescem e abarcam àqueles que desejam ser Salvos por Cristo.
Agora vamos pensar juntos: Se cada uma delas alega ser a "igreja verdadeira", logo as outras estariam mentindo, pois não podem haver várias "a igreja verdadeira".
Mas então qual é a verdade?
Não pensem que estou aqui para ser o paladino do movimento evangélico, e dizer:"É a Assembléia de Deus"
Não, não é. Tão pouco a Igreja Universal do Reino de Deus, ou a Metodista ou a Presbiteriana, etc.
Eu desafio você a me mostrar na Bíblia o nome de qualquer uma dessas denominações supra-citadas como igreja erigida por Deus, para conduzir o homem a salvação.
Aqui no Blog , em breve estarei postando acerca do Plano de Salvação, o chamado de Israel e o chamado da Igreja, para dirimir toda dúvida e desmascarar toda mentira.
Por hora deixo para meditação dos meus leitores o seguinte:

Jesus disse:

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". (João 14 : 6)


Não, uma igreja específica, mas a sua própria pessoa.


Como era chamado a igreja que Cristo fundou?


"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mateus 16 : 18)


Cristo referia-se a si próprio, ele era a pedra angular que foi rejeitada conforme atesta o próprio Pedro.

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina." (At 4:11)


"Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;" (Atos 24 : 5)


"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. "(Atos 24 : 14)


"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." (Atos 11 : 26)


Como o Apóstolo Paulo se referia a igreja e como o próprio cristo se referia?
  • "À igreja de Deus que está em Corinto..." (I Co 1:2)
  • " E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia" (Gl 1:2)
  • "PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus" (Ef 1:1)
  • "Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia." (Ap 1:11)
  • "Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso" (Ap 2:1)
  • "E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas" (Ap 3:1)
Vê ? As cartas sempre foram dirigidas as igrejas nas respectivas cidades, e não carta à Igreja Adventista, carta à Igreja Universal do Reino de Deus ou carta à Igreja Católica Apostólica Romana.
É um erro pregar que determinada igreja é detentora de toda a verdade e que só lá obtém-se
salvação, e tão errado quanto isso é não examinar as escrituras e saber que Jesus é a Igreja Verdadeira.



Não importa em que "denominação" você esteja, desde que seja totalmente pautado na palavra de Deus, e se a palavra de Deus diz que a Salvação é só em Cristo de forma alguma posso fazer parte de uma igreja que conclame ao mundo ser "a Igreja Verdadeira" !


Vanderlei L. Borkoski






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A proibição da barba nas Assembleias de Deus

Concupiscência da Carne, Concupiscência dos Olhos e Soberba da Vida

A morte no madeiro