Maldições





Vamos entender as maldições...


Na Torah (AT), Adonai (Senhor) estabeleceu que os pecados dos pais seriam visitados nos filhos, e isso como um decreto.

“Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”

Êx 20:5

Contudo nos Nevi’im (profetas), precisamente no livro de Yechezk’el (Ezequiel), o Eterno D’us diz que os filhos não (mais) levariam os pecados dos pais.

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.”
Ez 18:20

Entendo com isso que D’us não castigaria mais os pais atingindo os filhos, mas sim, que trataria com cada um em seus próprios pecados.
Há quem defenda que D’us nunca visitou o pecado dos pais nos filhos, e que, por conseguinte Êx 20:5 na verdade refere-se a consequência dos pecados como algo que recai sobre os filhos e não a própria ação punitiva de D’us.
E até faz sentido, isso, mas não se sustenta quando nos lembramos das palavras de Kefas (Pedro) a Yeshua (Jesus), onde ele questiona o porquê do sofrimento do cego. E Jesus revela que nem ele e nem os pais pecaram para que fosse daquela forma.

“E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.”
Jo 9:2-3

Aqui está uma prova indiscutível que os pecados dos pais poderiam SIM recair sobre os filhos.

Há dois tipos de maldições a se considerar:

Maldições condicionais, ou seja, maldições que podem ser revertidas.

Vejo um exemplo claro disso no livro de D’varim (Deuteronômio), quando o Eterno estabelece bênçãos para a obediência e maldições para o pecado.


Como o povo hebreu, pecou naquilo em que o Eterno disse que seriam amaldiçoadas, fatalmente as maldições tornaram-se patentes.

“E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;” 
Dt 28:1-2

Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:”
Dt 28:15

Estas  maldições poderiam ser anuladas e tornarem-se bênçãos, bastando para tanto realizarem a Teshuvá (arrependimento / retorno ao Eterno)

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
II Crônicas 7 : 14

No entanto há um segundo tipo de maldições, do qual não cabe recurso, são maldições que o Eterno lança àqueles que cometem certas pecados.

Os idólatras são seriamente amaldiçoados por Adonai.
Os que fazem as imagens (artífices) e os que nela confiam, a estes a maldição é que se tornem como as imagens.

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.”
 Salmo 115:4-8

Outro exemplo é a maldição que recai sobre os que ousarem (e ousaram de fato), modificar as palavras da profecia (e de todas as Escrituras).

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;”
Apocalipse 22:18

As maldições são uma realidade, são o oposto das bendições, elas podem ser palavras nocivas proferidas por alguém (Tg 3:9-10), podem ser um castigo de D’us para o pecado.
A quem afirme que não há mais maldições porque Yeshua se fez malditos por nós, mas creio que isso é em sentido estrito e não lato, ou seja, não são todas e quaisquer maldições, mas Sha’ul HaShaliach (Apóstolo Paulo), referiu-se as maldições da Torah (Lei)

De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”

Gálatas 7:3-13

Yeshua nos libertou das maldições que recaem sobre aqueles que vivem sob a Torah e buscam ser justificados por essa existência, quando na verdade as obras da Lei, não justificam, mas sim a fé no MaShiach (messias).

Com isso afirmo que as maldições do Eterno para determinadas situações, como as aqui já descritas (idolatria, adulteração das Escrituras), continuam valendo, não foram “anuladas” no madeiro.

E para finalizar quero citar outro caso interessante de maldição. Trata-se de Davi. D’us apesar de tê-lo perdoado (pelo adultério), lançou uma maldição sobre sua casa e fatalmente aconteceu conforme a palavra de Adonai.

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.”
II Samuel 12:10

Podemos mediante tudo isso fazer as seguintes asseverações:

·         D’us já visitou, mas não visita mais os pecados dos filhos nos pais;

·         Há maldições que podem ser revertidas desde que haja arrependimento do pecado e uma verdadeira conversão (porém as consequências do pecado são
inevitáveis (Gl 6:7) ;

·         Yeshua acabou com as maldições da Lei, não TODAS as maldições;

·         Há maldições descritas nas Escrituras que estão valendo;

·         O homem pode impetrar bênçãos e maldições na vida de outros homens (Tg 3:9-10 , Rm 12:14) e com consequências por certo, haja vista o caso de Bil’am (Balaão),(Ap 2:14) ,  mas claro, somente com a anuência de D’us  (Nm 24:10), por isso cuidado com as palavras; 
  
     As maldições terão fim quando Jesus reinar e novos céus e nova terra forem estabelecidas (Não haverá maldições na Nova Jerusalém);

     "E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão." 
      Apocalipse 22 : 3


Shalom Aleichem !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A proibição da barba nas Assembleias de Deus

Concupiscência da Carne, Concupiscência dos Olhos e Soberba da Vida

A morte no madeiro